Telma Shiraishi cria menu especial para o Dia da Imigração Japonesa
Chef do Aizomê oferece cardápio completo por entrega e retirada desta terça (16) a quinta (18)
Doze anos atrás, foi comemorado o centenário da imigração japonesa no Brasil. Celebrava-se o primeiro grupo de 781 pessoas que deixou o país do sol nascente e embarcou no navio Kasato Maru para chegar no porto de Santos no dia 18 de junho de 1908. Por ocasião dos 100 anos, escrevi a história, até então inédita, da gastronomia japonesa em solo nacional, particularmente na capital paulista. É o breve capítulo de pouco mais de 50 páginas que abre o livro Moderna Cozinha Japonesa, da pesquisadora Katarzyna J. Cwiertka, esgotado na Editora Senac, mas que, felizmente, pode ser adquirido usado na Amazon. Essa leva inicial composta de 165 famílias vinha direto de Kobe, cidade litorânea que tive o prazer de visitar mais uma vez no início deste ano — sim, em janeiro, quando ainda era possível, eu estava do outro lado do mundo para matar a saudade desse país que tanto me encanta e merece meu respeito.
Para marcar o Dia da Imigração Japonesa, Telma Shiraishi, chef do Aizomê e embaixadora da gastronomia japonesa pelo governo japonês, prepara um menu completo por 195 reais, em parceria com a agência de turismo especializada Quickly Travel. Permanece em cartaz desta terça (16) a quinta (18) para delivery e retirada.
Cada etapa da refeição é pensada para homenagear uma das ilhas que compõem o arquipélago japonês. De entrada, o kaisen ju é o arroz temperado com atum, vieira, ovas de salmão, ouriço-do-mar e alga faz menção a Hokkaido. Em nome de Honshu, Telma elabora o sukiyaki (cozido com fatias de carne com tofu, vegetais e cogumelos) de prato principal. No doce arremate, a beni imo tart ou tartelette de creme de baunilha e musse de batata-doce roxa saúda Okinawa, ilha ao sul do Japão e com altas temperaturas, quase tropical.
Delivery: tel. 2222-1176, WhatsApp tel. 97247-3862, aizome.com.br/delivery e app próprio. Retiradas: Alameda Fernão Cardim, 39, Jardim Paulista.
Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato
Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato
Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br
Caderno de receitas:
+ Fettuccine alfredo como se faz em Roma