Avenida Faria Lima ganha túnel luminoso com 24 metros de extensão
Obra do artista catarinense Leandro Vigas tem 106 tubos de LED acoplados
Um túnel luminoso com 24 metros de extensão ficará instalado até 31 de maio no canteiro central da Avenida Faria Lima, no trecho que fica na frente do Museu da Casa Brasileira (MCB) e engloba parte da ciclovia e uma porção da faixa de pedestres.
A estrutura, que conta com 128 tubos de LED acoplados, chama-se Light Path e foi criada pelo artista catarinense Leandro Mendes, 37, mais conhecido como Vigas. “A ideia é que as pessoas entrem na instalação e se sintam transportadas para uma realidade diferente”, afirma.
Para que essa “viagem” aconteça, Light Path conta também com uma trilha sonora instrumental, que estimula os visitantes a diminuir o ritmo, deixando de lado heroicamente os barulhos de uma das vias mais movimentadas da cidade. Detalhe, para conseguir aproveitar melhor a obra, é indicado ir até lá das 17h à 0h.
Light Path faz parte das ações que o festival SP_Urban realiza em parceria com o Observatório do Trânsito durante o mês de maio. O objetivo é a conscientização dos atores que transitam nas vias paulistanas. “É preciso que meios de transporte, sejam eles carros, bicicletas e patinetes, convivam de forma respeitosa”, assinala Marília Pasculli, 35, curadora da iniciativa.
Há ainda outras três obras pela cidade com a mesma temática, exibidas na fachada do prédio da Fiesp, na Avenida Paulista. São elas: Melância (2019), de Marco Loschiavo e William Hebling, Modal (2019), do artista Vapor, e Running Safe (2019), de Ricardo Palmieri. Essa última é um game inspirado em direção defensiva. Para jogá-lo, é necessário ir até o outro lado da via, na altura da rua Rio Claro, e acessar uma área de apoio, onde é disponibilizado um tablet. A partida emocionante dura 90 segundos. A brincadeira é gratuita.