Conheça cinco becos da arte em São Paulo
Espaços labirínticos e fora dos museus também podem ser uma opção cultural

São Paulo é referência em oferta cultural no Brasil, com seus museus e galerias. Contudo, a cidade também se destaca pela realização de grafites em suas ruas. Uma boa pedida para quem gosta de arte à céu aberto são os becos, com dezenas de intervenções, que também podem ser instalações. Confira abaixo uma lista com cinco desses lugares.
Beco do Hulk> Criado em maio de 2019, na rua Gildo Lao, no distrito de Ermelino Matarazzo, conta com mais de 40 grafites. Em uma de suas partes, super heróis famosos ou inventados dividem espaço. Em 2020, haverá uma série de atividades que pretendem a expansão do trabalhos.
Beco do Batman> Referência em arte de rua em São Paulo, o lugar tem grafites de artistas importantes como Paulo Ito, Enivo e Speto. Periodicamente, os painéis são apagados para dar lugar a novos trabalhos. Ali a circulação de carros é proibida, o que garante a segurança dos visitantes. Uma de suas entradas fica no número 77 da Rua Harmonia, na Vila Madalena.
https://www.instagram.com/p/B4bMILwHJpW/
Beco do Lira> Também na Zona Oeste, o Beco do Lira fica na Rua Paulo Gontijo de Carvalho. Para adentrá-lo, contudo, é preciso chegar ao número 778 da Rua Artur de Azevedo. Não espere a mesma profusão de obras, mas vá preparado para encontrar uma produção antiga e poética de Alex Senna e outros nomes, como Vermelho e Rodrigo Branco.
Beco na Vila Mariana> A Avenida Domingos de Morais tem uma surpresinha para seus pedestres na altura do número 250. Lá, a via cruza com Rua Dona Olga Abujamra, que parece um labirinto colorido. Nomes pouco conhecidos do público como Ludu e Paula P Rezende estão por ali e ajudam a atualizar o repertório dos visitantes.
Beco do Pinto> Localizado entre o Solar da Marquesa de Santos e a Casa da Imagem, ambos centros culturais no centro, o lugar abriga sazonalmente projetos de artistas contemporâneos. O último foi a instalação Monumento Nenhum, de Giselle Beiguelman. Atenção: a entrada é gratuita, mas o acesso é restrito de terça a domingo, das 9h às 17h.