Exposição leva verdadeira casa japonesa à Japan House
Mostra apresenta o universo das construções pré-fabricadas do país

O paulistano pode adentrar uma verdadeira casa japonesa em Anatomia pré-fabricada: um morar no Japão, em cartaz na Japan House São Paulo (JHSP). Isso porque a exposição, com curadoria de Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da instituição, apresenta o universo das construções pré-fabricadas do país.
Este método construtivo, adotado principalmente durante a reconstrução no pós-guerra, consiste em ter parte ou todos os componentes da construção produzidos em uma fábrica e, posteriormente, montados no local da obra. O visitante poderá conhecer uma casa em escala real, criada pela empresa japonesa VUILD. Além da edificação, a exposição apresenta suas peças e elementos construtivos, separadamente, como se a decupasse.
Compõem a mostra, ainda, maquetes, modelos táteis e uma linha do tempo com os principais marcos na história das construções pré-fabricadas no Japão, desde os anos 1950 até os dias atuais, desenvolvida especialmente para a JHSP por Yoshikuni Shirai, professor convidado especial da Faculdade de Meio Ambiente e Estudos da Informação da Universidade de Keio e editor-chefe da revista Sustainable Japan Magazine by The Japan Times.
Japan House. Avenida Paulista, 52, ☎ 3149-5187. → Ter. a sex., 10h/18h. Sáb., dom. e feriados, 10h/19h. Grátis. Até 12/10.
Publicado em VEJA São Paulo de 11 de julho de 2025, edição nº 2952.