Fotos vencedoras de concurso internacional chegam pela 1ª vez a SP
Exposição no Memorial da América Latina reúne imagens da vida animal feitas por fotógrafos ao redor do mundo
Pela primeira vez, a América Latina recebe a exposição Wildlife Photographer of the Year – Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano, que reúne as fotografias vencedoras do concurso homônimo realizado anualmente pelo Museu de História Natural de Londres. A sede é a Galeria Marta Traba, no Memorial da América Latina, com abertura nesta terça-feira (28).
Criado em 1965 pela revista BBC Wildlife, desde 1984 o concurso é realizado pelo museu britânico e, neste ano, recebeu quase 50 000 inscrições de fotógrafos de 95 países. As fotografias foram avaliadas pelos critérios de criatividade, originalidade e excelência técnica por um painel internacional de especialistas da área.
As imagens escolhidas capturam o comportamento animal, resgatam espécies pouco vistas e revelam a diversidade do mundo animal. Entre os destaques está The Golden Horseshoe, do francês Laurent Ballesta, imagem vencedora do Grande Prêmio, que mostra um caranguejo-ferradura, espécie ameaçada de extinção, acompanhado por um trio de dourados, nas águas protegidas da ilha de Pangatalan, nas Filipinas.
Do oceano para terra firme, a vencedora da categoria Animais em seu Ambiente, uma das dezenove em disputa no concurso, Life on the Edge, de Amit Eshel, testemunha um confronto dramático entre dois íbex-da-núbia em um penhasco no deserto de Zim, em Israel.
Memorial da América Latina. Avenida Mário de Andrade, 664, Barra Funda. ☎ 3823-4600. Ter. a dom., 10h/17h. Grátis. Até 25/08.
Publicado em VEJA São Paulo de 31 de maio de 2024, edição nº 2895.