Grafiteiros pintam 41 casas em bairro periférico
Mural com cores vibrantes levou 25 dias para ser finalizado em Belo Horizonte contou com ajuda dos moradores
O bairro Alto Vera Cruz, localizado na região leste de Belo Horizonte, entrou para o mapa da arte urbana com um mural composto por pinturas em 41 casas.
A iniciativa foi realizada pela Pública Agência de Arte, com patrocínio da Companhia Energética de Minas Gerais S.A (Cemig). A criação dos desenhos ficou sob responsabilidade da dupla Cosmic Boys, composta pelo paulista Zéh Palito e o paranaense Rimon Guimarães.
“Nós já o conhecíamos. Eles têm um trabalho com comunidade vulneráveis, já fizeram em uma vila em Fortaleza (CE) e na Síria”, diz Juliana Flores, uma das diretoras da Pública.
Ao todo, o trabalho foi desenvolvido em 25 dias. O resultado é um painel vibrante, com a mistura de cores característica da produção de Palito e Guimarães.
A marca cromática dos artistas não apaga o tom colaborativo da obra, que foi realizada junto a 15 crianças e adolescentes do bairro, que atuaram em diferentes frentes, como reboco das casas, montagem dos andaimes, pintura e finalização com verniz.
Antes de começar, os moradores tiveram oficinas. “Eu peguei a manha rápido. Você não precisa ter nervosismo, tem que deixar a mão leve, respirar fundo e fazer o seu desenho”, disse o morador Jonatahn num vídeo sobre a iniciativa .