Instituto Tomie Ohtake exibe 80 trabalhos de Marina Perez Simão
A curva característica do espaço foi expandida para alterar a percepção do visitante e contribuir para imersão causada pelas obras da artista
O Instituto Tomie Ohtake modificou a arquitetura de sua maior sala expositiva para receber a mostra Marina Perez Simão – Diapasão, que inaugura na sexta (15). A curva característica do espaço foi expandida para alterar a percepção do visitante e contribuir para imersão causada pelas obras da capixaba radicada em São Paulo.
Com curadoria de Paulo Miyada, estão expostos cerca de oitenta trabalhos, entre pinturas, aquarelas e cadernos de estudo. O processo criativo de Perez passa por dezenas de estudos em aquarela, nos quais explora possíveis composições, cores e atmosferas. Eles não são diretamente traduzidos para as telas, mas funcionam como ensaios visuais que ajudam na concepção de suas pinturas multicoloridas.
O foco está nos últimos quinze anos de produção, incluindo grandes pinturas a óleo criadas entre 2024 e 2025. A artista explora luz, cor, textura e movimento, criando composições de forte impacto visual e emocional e com um enfoque sinestésico.
Instituto Tomie Ohtake. Rua Coropé, 88, Pinheiros, ☎ 2245-1900. → Ter. a dom., 11h/19h (entrada até 18h). Grátis. Até 19/10.
Publicado em VEJA São Paulo de 15 de agosto de 2025, edição nº 2957.





