Mostra na Pinacoteca investiga a figuração e abstração de Maria Leontina
Exposição sobre a artista, que é referência na pintura moderna brasileira, abre no próximo sábado (13)
A Pinacoteca de São Paulo inaugura no sábado (13) Maria Leontina: da forma ao todo, mostra panorâmica sobre a artista que é uma das referências na pintura moderna brasileira. A exposição ocupa três galerias do segundo andar da Pinacoteca Luz até o dia 10 de setembro.
+ Museu da Imigração eleva debates acerca das narrativas migratórias
A proposta da mostra, com curadoria de Renato Menezes e Thierry Freitas, é investigar a relação de Maria com os objetos de sua coleção. Em seu trabalho, a artista busca traduzir visualmente o que as mãos podem sentir, por meio da figuração e da abstração. Uma das séries presentes na seleção de obras é Sant’Anas, Jogos e Enigmas e Páginas.
Nascida em São Paulo, Maria Leontina Mendes Franco da Costa (1917-1984) começou a estudar pintura com Waldemar da Costa em 1942. No ano seguinte, já estava expondo suas obras em salões de arte. Em seus primeiros trabalhos, teve uma abordagem figurativa com cunho expressionista. Após uma viagem a Paris, entre 1951 e 1952, passou a trabalhar a abstração.
A primeira sala da mostra reúne naturezas-mortas e desenhos produzidos por internos do Hospital Psiquiátrico do Juqueri, de quando a artista orientou o setor de artes plásticas. A segunda galeria apresenta um conjunto de sua fase geométrica. A última sala se destaca pela abstração lírica e pelas obras em pequenos formatos.
Serviço
Maria Leontina: da forma ao todo
Local: Pinacoteca Luz (2º andar)
Endereço: Praça da Luz, 2 – Luz, São Paulo
Período: 13.05 a 10.09.2023
Curadoria: Thierry Freitas e Renato Menezes
De quarta a segunda, das 10h às 18h
Gratuitos aos sábados – R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada)