Museu do Futebol abre exposição temporária sobre o esporte de várzea
Mostra destaca a resistência da prática com 25 depoimentos de personagens e instalação com camisas dos times

Vozes da Várzea, no Museu do Futebol, destaca a conexão cultural, econômica e afetiva do futebol amador com a capital paulista, a partir de imagens, textos, mapas, instalações audiovisuais e objetos.
Com curadoria de Alberto Luiz dos Santos e Diego Viñas, a mostra destaca a resistência da prática, iniciada às margens do rio Tamanduateí, no final do século XIX. Um lugar de destaque é o Campo de Marte, em Santana, que até hoje abriga campos de futebol de seis agremiações de várzea.
Um espaço expositivo é dedicado a personagens, times e campeonatos marcantes da modalidade, incluindo uma videoinstalação com 25 depoimentos coletados para a exposição. Uma outra instalação reúne dezenas de camisas de várzea de acervos dos curadores, de personalidades da várzea entrevistadas para a exposição e da coleção do Bom Dia São Paulo, programa da TV Globo que mostra, semanalmente, camisas enviadas pelos times.
Museu do Futebol. Praça Charles Miller, s/n, Pacaembu. ☎ 3664- 3848. Ter. a dom., 9h/18h. R$ 24,00 (ter., grátis). Até 27/4/2025. museudofutebol.org.br.
Publicado em VEJA São Paulo de 6 de dezembro de 2024, edição nº 2922.