Carnaval é o ano todo na última exposição de 2025 da Pinacoteca
Com 200 obras, mostra retrata o período de preparação para a festa, refletindo sobre a precariedade e invisibilidade dos trabalhadores
A Pinacoteca inaugura sua última exposição do ano no sábado (8). Trabalho de Carnaval pode parecer fora de época, mas não é. Isso porque retrata justamente o período de preparação para a festa, a todo vapor nos últimos meses do ano, revelando o Carnaval como uma cadeia produtiva que envolve o trabalho de muitas mãos e refletindo sobre a precariedade e invisibilidade desses profissionais. Para tal, reúne mais de 200 obras de setenta artistas de diferentes gerações, incluindo adereços e fotos históricas.
São exibidas obras inéditas feitas especialmente para a mostra por Adonai, Ana Lira e Ray Vianna. Outros destaques incluem fotos de Renato Velasco da construção da Marquês de Sapucaí (RJ), um projeto de Niemeyer inaugurado em 1984; estudos de J. Cunha para o carnaval de Salvador, e o vídeo O peso do esplendor (2024), de Rafa Bqueer, gravado no Bixiga.
Há ainda obras de nomes como Alberto Pitta, Bárbara Wagner, Heitor dos Prazeres, Helen Salomão e Rivane Neuenschwander.
Pina Contemporânea. Avenida Tiradentes, 273, Luz, ☎ 3335-4990. → Qua. a seg., 10h/18h (entrada até 17h). R$ 30,00. Até 12/4.
Publicado em VEJA São Paulo de 7 de novembro de 2025, edição nº 2969.
C6 Fest 2026 anuncia line-up com Robert Plant, The xx, Dijon e Amaarae
‘Enterre Seus Mortos’ vai de faroeste a culto satânico com ambições demais





