Sesc Santo Amaro revela acervo de obras de artistas populares
Exposição 'Eu Sou o Brasil' traz trabalhos de cerca de trinta nomes da arte popular de todo o país, como Maria Lira Marques, Waldomiro de Deus e J. Borges

O Sesc Santo Amaro inaugura neste sábado (9) Eu Sou o Brasil: Artistas Populares, com curadoria de Renan Quevedo. A exposição reúne 57 obras pertencentes ao Acervo Sesc de Arte, produzidas por cerca de trinta artistas autodidatas de diferentes regiões do Brasil. São pinturas, esculturas, xilogravuras e objetos que revelam a pluralidade da chamada arte popular.
Marcadas pela experimentação, pela oralidade e por saberes transmitidos de geração em geração, as obras têm em comum a produção à margem do circuito de arte e tematizam problemas sociais, experiências cotidianas, festas e rituais.
O espaço expositivo inicia com um painel com mais de 100 ex-votos, esculturas e objetos oferecidos a divindades como forma de agradecimento pela cura de uma doença ou outras graças alcançadas. Há também pinturas da série Meus Bichos do Sertão, de Maria Lira Marques, inspiradas nos tons do Vale do Jequitinhonha.
O baiano Berbela tem a soldagem e a reciclagem de descartes plásticos e metálicos da comunidade de Paraisópolis como ponto de partida para a criação de inventivos simulacros de insetos. O lazer é visto nas pinturas de Waldomiro de Deus, nos desenhos de Zica Bérgami e na torre com brincadeiras de criança de Mestre Saúba. Zé Bezerra e Aberaldo Santos criam a partir do movimento da madeira. Há ainda obras de nomes como J. Borges, J. Miguel, Manoel Graciano, Francisco Graciano, Carmézia Emiliano, Paulo Orlando da Silva e Suene Oliveira Santos.
Sesc Santo Amaro. Rua Amador Bueno, 505, Santo Amaro, ☎ 5541-4000. → Ter. a sex., 10h/21h. Sáb., dom., e feriados, 11h/18h. Grátis. Até 28/12.
Publicado em VEJA São Paulo de 8 de agosto de 2025, edição nº 2956.