Quem é o ‘Van Gogh brasileiro’, homenageado em duas mostras em São Paulo
José Antônio da Silva pintou o processo de modernização do Brasil ao longo do século 20
Duas exposições em cartaz na capital trazem um panorama da obra de José Antônio da Silva (1909-1996), conhecido como o “Van Gogh brasileiro”. José Antônio da Silva: Pintar o Brasil, no Museu de Arte Contemporânea da USP, é uma itinerância da mostra exibida no Musée de Grenoble, na França, como parte da Temporada Brasil-França 2025, em abril, e pela Fundação Iberê, em Porto Alegre, em agosto, com o acréscimo de 23 pinturas do acervo do MAC, o maior do artista no Brasil.
Ao todo, são 142 obras que incluem, também, um núcleo inédito dedicado aos trabalhos sobre papel. Nele, está seu primeiro livro, Romance da minha vida, composto por 76 desenhos, além de outros desenhos avulsos, feitos nas décadas de 1940 e 1950, principalmente de cenas rurais.
O público poderá apreciar, ainda, a significativa tela Enforcados da Bienal, da década de 1990, que representa o descontentamento do artista contra críticos de arte que rejeitaram seus trabalhos para a Bienal de São Paulo. A exposição tem curadoria do espanhol Gabriel Pérez-Barreiro e chega ao MAC-USP com obras adicionais curadas por Fernanda Pitta.
Poeta, compositor, cantor e artista, o Silva, como era conhecido, pintou a vida caipira, cenas religiosas, paisagens, naturezas-mortas e autorretratos. O interesse do artista pela vida no campo e seu cotidiano, influenciado por sua origem rural, fez com que suas obras se tornassem registros do processo de modernização vivido no Brasil ao longo do século 20.
Quem também homenageia o artista é a Galeria Estação, em Eu Sou o Silva. Com curadoria de Paulo Pasta, a mostra tem 26 obras, das décadas de 1940 a 1980, sendo algumas inéditas.
MAC-USP. Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301, Ibirapuera, ☎ 2648- 0254. → Ter. a dom., 10h/21h. Grátis. Até 15/3. Galeria Estação. Rua Ferreira de Araújo, 625, Pinheiros, ☎ 3813-7253. → Ter. a sex., 11h/19h. Sáb., 11h/15h. Grátis. Até 23/12.
Publicado em VEJA São Paulo de 21 de novembro de 2025, edição nº 2971.





