Exposição de Vik Muniz reúne obras feitas com notas de dinheiro picotadas
A partir deste sábado (4), a mostra 'Dinheiro Vivo' está em cartaz na galeria Nara Roesler São Paulo
A galeria Nara Roesler São Paulo recebe, a partir deste sábado (4), a mostra Dinheiro Vivo, individual do artista plástico paulistano Vik Muniz, 61, radicado nos Estados Unidos desde os anos 80.
+ Galeria Luisa Strina abre programação com Cildo Mereles e Bruno Baptistelli
Reconhecido internacionalmente por combinar escultura, pintura, desenho e materiais inusitados em trabalhos que evocam personalidades e temas da cultura popular, Muniz expõe catorze obras. O título da exibição remete à série produzida por ele em 2022 com criações a partir de notas de real picadas.
Um segmento do acervo reproduz, em grande escala, os animais que estampam as notas de dinheiro brasileiras, como a tartaruga marinha e o mico-leão-dourado, enquanto outra seção recria gravuras de paisagens brasileiras do século XIX feitas por pintores estrangeiros, como Johann Moritz Rugendas, Martin Johnson Heade e Félix Taunay.
As obras foram produzidas com apoio da Casa da Moeda do Brasil, que cedeu fragmentos de papel-moeda com os quais o artista realizou as composições. Nara Roesler São Paulo. Avenida Europa, 655, Jardim Europa, ☎ 2039-5454. Seg. a sex., 10h/19h. Sáb., 11h/15h. Até 22/4. Grátis. nararoesler.art.
Publicado em VEJA São Paulo de 8 de março de 2023, edição nº 2831
+Assine a Vejinha a partir de 9,90.