Imagem Blog

Bichos

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Tudo sobre o mundo pet
Continua após publicidade

Brasil registra primeiro gato com Covid-19

Em Cuiabá, no Mato Grosso, felino contraiu a doença depois de os donos se infectarem em uma festa

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 19 out 2020, 12h28 - Publicado em 19 out 2020, 11h48
 (Divulgação/Arquivo Pessoal/Veja SP)
Continua após publicidade

Em Cuiabá, no Mato Grosso, foi descoberto o primeiro gato a testar positivo para a Covid-19 no Brasil. O animal de poucos meses contraiu a doença dos donos este mês, mas não apresentou nenhum sintoma. A possível infecção de outros animais ainda está em estudo.

O animal doméstico foi testado positivo em um exame de alta precisão conduzido pela pesquisadora Valéria Dutra, professora da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). A gata pertence a um casal com filho. Todos foram infectados, provavelmente, em uma festa de família em setembro deste ano. Assim como a gata, a criança permaneceu assintomática enquanto os pais apresentaram sintomas.

Além do felino, um segundo gato e um cachorro, também de pessoas presentes na festa, testaram positivo para a Covid-19.

O caso serve de alerta para os donos tomarem cuidado com seus animais, assim como deve-se fazer com outras pessoas. Ainda está sob investigação a possibilidade de os bichinhos de estimação serem capazes de transmitirem para humanos. No entanto, ainda não há nenhuma comprovação científica.

Na China, um laboratório identificou que é possível felinos transmitirem a doença entre si. Porém, mesmo com a possibilidade, a hipótese inicial é de que isso não ocorra facilmente.

Continua após a publicidade

Cuidando dos bichinhos

Para manter os animais de estimação seguros, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos recomenda não permitir a saída livre dos gatos para a rua e permanecer com eles em casa o quanto for possível.

Cachorros de diferentes donos devem manter a distância de 2 metros entre si. As aglomerações, além de serem evitadas pelas pessoas, também devem ser pelos animais. E não é recomendado colocar máscara nos bichinhos. Isso pode machucá-los.  

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.