Confira evolução de “bebê harpia” no Zoológico de São Paulo
Teste de DNA vai verificar sexo de avezinha e quem dará o resultado será a equipe do artista Luccas Neto
Não vá pensando que o doce olhar dessa avezinha da foto pertence a um bichinho de estimação e sair por aí feito Felícia (a garotinha dos desenhos animados que adorava apertar um animalzinho) e procurar um exemplar para comprar e levar para sua casa, cuidar, amar, apertar….. Até porque você não vai achar algo assim em lugar algum além do Zoológico de São Paulo, onde esse “bebê harpia” está sendo tratado.
+Polícia usará drones para monitorar a Virada Cultural
Também chamado de gavião-real, a harpia está na lista vermelha de espécies ameaçadas de extinção da União Internacional para a Conservação da Natureza, e seu crescimento saudável é comemorado e muito pelos profissionais do parque. Confira abaixo a imagem de suas fases de crescimento.
Esse exemplar tem pouco mais de dois meses de vida e já pesa três quilos, porém, ao crescer, será uma das aves mais imponentes existentes na face da terra. Esqueça as imagens dos filmes que mostram aves carregando pessoas, cães e outros bichos, embora a harpia tenha de fato um bom bico e garras muito fortes. A predileção dessa ave de rapina (como são conhecidas estas espécies carnívoras das Américas) são outros mamíferos, tais como bugios e preguiças, além de répteis.
+Sidney Magal grava vídeo em hospital após pico de pressão alta; confira
Ao nascer, em março último, ela cabia em metade da palma das mãos dos biólogos do Zoológico de São Paulo. Porém, quando adulta, poderá alcançar mais de dois metros de envergadura de asas.
Os pais da ave se mudaram recentemente para São Paulo após terem sido “despejados” de um criadouro que encerrou as suas atividades. Eles encontraram um novo lar no Zoológico, onde agora vão conseguir garantir a sua sobrevivência e se juntar aos seus “vizinhos”, já que o parque conta com outras oito espécies. O bebezinho harpia veio junto com a mudança, ainda na forma de um ovinho embrionado.
Ninguém sabe se é um macho ou fêmea, já que o teste de DNA ainda não ficou pronto. Se for um “menininho”, pode chegar a até cinco quilos. Se for uma “menininha”, a nove quilos. Embora nada indique que haverá um chá revelação (aquele evento em que as pessoas chamam amigos e parentes e usam as cores rosa e azul para determinar o sexo da criança ainda em gestação), certo é que caberá ao apresentador Luccas Neto dar a informação. Ele é a estrela de uma campanha realizada no Zoológico neste mês, a “Zooaventuras” no espaço.