Obras infantojuvenis de Clarice Lispector ganham exposição em caminhão báu
No caminhão de 15 metros de comprimento ainda tem uma réplica da casa onde a artista morou
Dos mesmos idealizadores do projeto Busão das Artes, que nasceu em 2021 e carregava exposições sobre o meio ambiente, o novo Caminhão das Histórias também é sede de mostras.
A da vez se chama A Casa que Anda. Que Mistérios tem Clarice?, inspirada em três livros infantojuvenis de Clarice Lispector (1920-1977): A Vida Íntima de Laura (1974), O Mistério do Coelho Pensante (1967) e A Mulher que Matou os Peixes (1968).
Em um caminhão de 15 metros de comprimento, todo decorado por fora com ilustrações de Mariana Valente, neta de Clarice, é montada uma quase réplica da casa da escritora, com sua mesa de trabalho e manuscritos por cima dela, pensado pela diretora artística Daniela Thomas.
O espaço conta com algumas interferências relacionadas às obras, como quadros da galinha Laura, do coelho e do peixe, e um aquário vazio. Um vídeo gravado com a visão dos animais também é exibido — a escritora contou as histórias a partir da perspectiva dos bichos.
Do lado de fora, há um tapete, desenhado pela artista plástica Maria Klabin, similar ao piso de um quintal, com caracois, tatus-bola, folhas e restos de comida, que as crianças podem explorar com o auxílio de lupas. A área externa também tem um cercado do coelho, onde os pequenos recebem dicas para tentar descobrir como o animal fugiu dali.
O caminhão estará presente no Parque Horto Florestal até domingo (04) e depois será transferido para o Parque Linear Bruno Covas, entre os dias 6 e 13 de agosto. Em seguida, ainda percorrerá cidades de outros sete estados do país. Livre.
Parque Horto Florestal. Rua do Horto, 931, Horto Florestal, telefone 2231-8555. Tem acessibilidade. Das 9h às 17h. Grátis. Até 04/8.
Parque Linear Bruno Covas. Avenida Magalhães De Castro, Jardim Panorama. Das 9h às 17h. Grátis. Até 13/8.
Publicado em VEJA São Paulo de 26 de julho de 2024, edição nº 2903.