‘Anatomia de uma Queda’: ótimo filme de tribunal é destaque na Mostra SP
Longa foi o vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes 2023 e abriu festival internacional de cinema
✪✪✪✪ Ao longo de Anatomia de Uma Queda, a pergunta “foi acidente ou crime?” certamente ficará rodando em looping na cabeça do espectador do início ao fim. A construção de um acidente que traz indícios de ser algo mais grave ou complexo é esmiuçada pela cineasta francesa Justine Triet, mas a dúvida é a única certeza que ela busca deixar em evidência.
+Martin Scorsese segue provando que é um presente ainda tê-lo na ativa
Quando Sandra (Sandra Hüller, de Toni Erdmann) encontra seu marido Samuel (Samuel Maleski) morto do lado de fora de sua casa, a escritora passa a ser a principal suspeita de um possível crime. Teria ele caído do último andar do chalé ou alguém o empurrou enquanto ele estava trabalhando?
O filho do casal, Daniel (Milo Machado) estava passeando com o cachorro quando tudo aconteceu – o que só torna a situação mais complicada para Sandra, que não tem uma testemunha para afirmar sua inocência.
O caso vai parar em um tribunal que destrincha não só o suposto acidente como também o casamento de Sandra e Samuel. As dores, as brigas, o desgaste e a rotina viram tópicos principais da acusação, enquanto a protagonista tenta comprovar sua versão sem expor tanto sua vida pessoal.
É no mínimo intrigante acompanhar as reações da personagem e, de certa forma, estar no papel de “juiz” enquanto as informações vão aparecendo.
O filme ainda terá mais duas sessões na 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, nos dias 31 de outubro e 01º de novembro. Além disso, será exibido na 14ª edição do Festival Varilux de Cinema Francês, entre os dias 9 e 22 de novembro. Confira a programação de ambos os festivais em 47.mostra.org e variluxcinefrances.com/2023.
Publicado em VEJA São Paulo de 27 de outubro de 2023, edição nº 2865