‘Brasil 2002 – Os Bastidores do Penta’ é bom esquenta para a Copa do Mundo
Antes de os brasileiros começarem a torcer pelo Hexa, documentário da Netflix relembra a Copa de 2002
✪✪✪ Enquanto o mundo do futebol vive a expectativa pela Copa do Mundo do Catar, a Netflix mira a memória afetiva da torcida brasileira com um documentário que relembra nossa última conquista, vivenciada há exatos vinte anos.
+46ª Mostra Internacional de Cinema em SP divulga filmes selecionados
Brasil 2002 — Os Bastidores do Penta traz imagens gravadas pelos próprios jogadores durante os quase dois meses de concentração até a grande final. Craques como Ronaldo Fenômeno, Roberto Carlos, Ronaldinho Gaúcho e Cafu lembram não apenas cada jogo daquela campanha como também o clima de desconfiança que antecedeu a chegada ao torneio.
O filme começa com a traumática derrota para a França em 1998, cercada de polêmica por causa das convulsões de Ronaldo na concentração. Então, passa pelo turbulento desempenho nas eliminatórias, e caminha para o conhecido desfecho redentor.
Assim, a própria trajetória real já proporciona um roteiro de volta por cima que o público está acostumado a acompanhar nos filmes de ficção. Mas, se o enredo já é sabido, falta à produção contar mais segredos de bastidores e elementos que acrescentem tempero à narrativa linear. Entre os poucos fatos novos, há as declarações protocolares de atletas como o inglês David Beckham e o alemão Oliver Kahn, adversários da seleção durante a disputa.
+Assine a Vejinha a partir de 9,90.
Publicado em VEJA São Paulo de 19 de outubro de 2022, edição nº 2811