Maria Fernanda Cândido sobre a fama de Harry Potter: “só agora entendi a dimensão”
Intérprete de Vicência Santos em Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore fala à Vejinha sobre sua aproximação com a franquia
Maria Fernanda Cândido está vivendo um momento único em sua carreira. A atriz está prestes a estrear na franquia Animais Fantásticos como Vicência Santos, a primeira bruxa brasileira do universo Harry Potter, e diz se sentir orgulhosa em representar o país dentro de uma das sagas mais conhecidas de todos os tempos.
+Terceiro capítulo de Animais Fantásticos prioriza a política em contexto histórico
Maria também estará nos cinemas com o filme O Traidor, de Marco Bellocchio, que estreia no dia 14, junto a Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore.
À Vejinha, a paranaense, que mora em Londres desde 2017, afirma que foi somente durante a pré-estreia do filme de David Yates que sentiu a intensa manifestação de carinho dos fãs. “Eu não tinha o conhecimento de que esse universo tinha fãs tão apaixonados. Confesso que não sabia. Fui entender isso agora, com o lançamento. É maior do que eu imaginava.”
A intérprete de Vicência reflete que a saga traz uma contribuição especial à cultura pop. “Quando filmamos o longa, em 2020, eu não tive contato com os fãs, mas agora entendo o tamanho do fã clube. Minha aproximação com a franquia tem sido muito bonita desde que consegui o papel. Dentro de um universo fantástico, é claro, estamos em um mundo de faz de conta, mas ele traz consigo algo que toda criança que habita em nós é capaz de compreender.”
+Além de Granizo, conheça mais filmes latinos na Netflix
Maria também relembra o quão difícil foi guardar segredo após conseguir o papel de uma bruxa relevante dentro do mundo mágico. “Me sinto orgulhosa, porque hoje eu digo que sou capaz de guardar segredo! Me orgulho dos meus filhos e do meu marido também. Meus filhos, enquanto adolescentes, poderiam ter contado a amigos, mas não fizeram isso. Guardamos o segredo por mais de um ano e meio.”
Sobre o fato de Vicência não possuir muitas falas em Os Segredos de Dumbledore, Maria aponta que a personagem está presente em cenas-chave. “É uma participação especial e tenho pouquíssimas falas, mas Vicência está nas maiores cenas. De toda forma, você precisa ter uma clara compreensão de tudo o que está acontecendo. E, no caso deste filme, tem muita coisa acontecendo o tempo inteiro.” A atriz espera que a bruxa retorne no futuro. “Espero e torço por isso. Quero mostrar um pouco dela como líder mundial, o que ela tem para contribuir para o mundo bruxo. Mas não temos nenhuma informação ainda.”
Outro ponto de destaque no terceiro capítulo da franquia é que há um embate no cenário político com o vilão, Grindelwald (Mads Mikkelsen). “Existe uma diferenciação entre os grupos, no sentido de um deles acreditar ser melhor que o outro. Nessa disputa política, estão o pensamento totalitário e o democrático. Foi um prazer enorme fazer uma personagem que representa o lado democrático. Vicência tem um pensamento mais alinhado com essa forma de se pensar. Ela é inteligente e estrategista, e tem muita humanidade e sensibilidade.”
+ Os Olhos de Tammy Faye: conheça a história real por trás do filme
Após a estreia de Os Segredos de Dumbledore e a extensa agenda de divulgação, Maria voltará para a Europa com foco em seu trabalho no teatro. “Vou focar nos palcos no segundo semestre. Ficarei em cartaz em Paris com a peça Balade Au-Dessus de L’abîme, com a pianista brasileira Sônia Rubinsky. É um monólogo com direção de Antonio Interlandi.”
Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore estreia em 14 de abril nos cinemas.