‘Noites Brutais’: um dos melhores filmes de terror de 2022
Disponível no Star+, produção não tem medo de abraçar o bizarro e possui narrativa
✪✪✪✪ Noites Brutais, filme dirigido por Zach Cregger, está disponível no Star+ e, entre suas inúmeras qualidades, aproveita a modernidade para aterrorizar o espectador. Utilizando o alcance mundial do Airbnb, serviço de locação de residências, a produção narra uma história com inúmeras camadas — e, acredite: cada uma delas é mais medonha que a anterior.
+Tradicional cinema de rua, Cine Olido volta a funcionar após reforma
Na trama, uma mulher chega à sua casa alugada tarde da noite e descobre que o local foi reservado por engano. Um homem já estava hospedado ali, mas, mesmo com as inconsistências da situação, os dois passam a noite sob o mesmo teto, em cômodos separados. No entanto, ao longo dos dias a dupla acaba descobrindo alguns segredos nada animadores sobre o porão da residência e sobre a vizinhança em si, que está totalmente abandonada.
O diretor brinca com planos e enquadramentos que acentuam a tensão crescente, como nos movimentos que simulam o olhar de quem tem receio de acompanhar um corredor secreto. Há surpresas para dar e vender na narrativa, mas todas entregam dinamismo e qualidade a um longa extremamente original.
Noites Brutais não tem medo de abraçar o bizarro e não se torna menos interessante por isso. Só é uma pena que a produção não tenha passado pelas telonas do cinema antes de estrear no streaming.
FILMES DE SUSPENSE E TERROR EM 2022
Estes são dois gêneros que fazem sucesso há décadas, mas nos últimos anos é visível quanto histórias criativas (especialmente as assustadoras) chamam a atenção do grande público. Somente em 2022, Jordan Peele, do aclamado Corra!, lançou o excelente Não, Não Olhe!, e X — A Marca da Morte retoma as características do slasher.
Falando nesse subgênero, o último capítulo da franquia Halloween, com Jamie Lee Curtis, e Pânico 5 também chegaram às salas comerciais nos últimos meses. Fresh, no Star+, é uma grata surpresa com Sebastian Stan, enquanto refilmagem do austríaco Boa Noite, Mamãe está no Amazon Prime Video.
Publicado em VEJA São Paulo de 23 de novembro de 2022, edição nº 2816
+Assine a Vejinha a partir de 9,90.