‘Wandinha’: Série da Netflix apresenta a personagem para novas gerações
Jenna Ortega interpreta a protagonista; história é inspirada no universo de 'A Família Addams' e ainda traz Catherine Zeta-Jones no elenco
✪✪✪ Desde o seriado de televisão até os filmes com Raúl Juliá e Anjelica Huston, A Família Addams é uma das criações mais conhecidas da cultura pop. Não à toa, a Netflix preparou uma novidade que vai esquentar os corações das antigas gerações e, muito provavelmente, conquistar as novas.
+Tradicional cinema de rua, Cine Olido volta a funcionar após reforma
Wandinha, série da plataforma que estreia em 23 de novembro, dá todo o destaque à filha cheia de personalidade dos Addams. Com direção de Tim Burton (a mente por trás de Edward Mãos de Tesoura e de tantos outros títulos sombrios), os episódios são cativantes e esquisitos ao mesmo tempo, como pede a tradição.
Jenna Ortega é quem dá vida a Wandinha, e a atriz cumpre bem o papel de chamar a atenção com seu jeito peculiar. Já Mortícia é interpretada pela veterana Catherine Zeta-Jones, e Gomez pelo porto-riquenho Luis Guzmán. O elenco não poupa elogios a Jenna.
“Nesta série, ela tem a agenda mais difícil do que a de qualquer ator que eu já conheci. Ela está literalmente em todas as cenas e veio preparada com ideias, é criativa e divertida. É um sonho. Agora entendo por que Tim Burton disse que Jenna é especial. Ela realmente é”, afirma Catherine. A estrela de Chicago ressalta que a protagonista não buscou imitar a performance de Christina Ricci como Wandinha. “Ela fez um trabalho único”, diz.
Vale dizer que Christina, intérprete dos filmes dos anos 90, também está no elenco da série, agora interpretando uma mentora da “escola para excluídos” em que a jovem estuda. O elemento nostálgico é uma das melhores atrações de Wandinha. Já para Guzmán, o brilho da produção está na junção de várias características.
“A escrita deste programa, para mim, foi perfeita e incrivelmente engraçada. Mas não é palhaçada. Acho que as pessoas vão gostar desse tipo de comédia. Há algum horror envolvido, também”, explica. O novo Gomez aponta que os diálogos e os visuais se combinam. “Temos o elemento do roteiro, das performances, da direção… e tudo se transforma em um verdadeiro show.”
Sobre a escolha dos patriarcas, Tim Burton gosta do fato de que eles são um casal “lindamente incompatível e apaixonado”. Ele define Mortícia e Gomez como um par marcante. “Lembro-me desse sentimento quando jovem, e acho que muitas crianças ficam envergonhadas por seus pais. Então você vê Catherine e Luis juntos na série, e agora entende porque Wandinha é Wandinha. Tem tudo a ver com os pais dela”, reflete o cineasta.
Publicado em VEJA São Paulo de 23 de novembro de 2022, edição nº 2816
+Assine a Vejinha a partir de 9,90.