Sonia Braga estrela ‘A Primeira Profecia’, prelúdio de franquia de terror
Atriz interpreta freira no filme sobre a origem do anticristo; franquia foi iniciada em 1976, com 'A Profecia'
✪✪✪ O terror A Primeira Profecia, dirigido por Arkasha Stevenson, em cartaz nos cinemas, tem um rosto que pode passar despercebido, mas é familiar aos brasileiros. Sonia Braga interpreta a Irmã Silva, uma das freiras de um convento em Roma, na Itália, onde o mal é encarnado em forma de anticristo.
O longa é um prelúdio do clássico A Profecia (1976), que já ganhou sequências, séries de televisão e livros, e conta a origem de Damien, o bebê-diabo — no original, a criança é adotada por um casal no lugar do filho que nasceu morto.
Tudo começa quando a americana Margaret (Nell Tiger Free) chega ao local e cria afinidade com Carlita (Nicole Sorace), uma jovem quieta e sozinha. No entanto, a protagonista percebe que há questões ocultas do passado e da própria fé, que a fazem ir atrás de respostas. Uma conspiração se revela e a maldição toma conta da igreja.
Apesar de não atingir o mesmo patamar de terror do original dos anos 70, a produção acerta ao estender a história e convidar uma nova geração a se arrepiar com a franquia — além de renovar o interesse por ela em possíveis continuações. Vale ressaltar que este não é um filme acelerado nem recheado de sustos, pelo contrário, a tensão se constrói aos poucos e de forma efetiva. Com performances sólidas do elenco e ambientações assustadoras do design de produção, o medo é garantido.
Publicado em VEJA São Paulo de 26 de abril de 2024, edição nº 2890.