Documentário sobre disputas no Copan estreia no É Tudo Verdade
Filme acompanha a eleição interna no edifício projetado por Oscar Niemeyer, que está há três décadas sob o comando do mesmo síndico.

Cartão-postal de São Paulo, o edifício Copan é tema de um novo documentário, dirigido por Carine Wallauer, que estreia nesta terça-feira (8) no festival É Tudo Verdade, em sessão no CineSesc, às 20h30.
Mais do que se ambientar na famosa construção em curva projetada por Oscar Niemeyer, o filme Copan tem como foco a disputa pela administração do prédio, há três décadas sob o comando do mesmo síndico, Affonso Celso Prazeres.
Como os fatos se passam em 2022, há um paralelo entre a eleição interna do edifício com a disputa entre Lula e Bolsonaro à presidência, que também impactou quem vive no local ao criar uma espécie de microcosmo de tensões políticas.
O documentário foi possível graças à experiência da diretora como moradora do Copan por sete anos. Nesse tempo, teve contato direto com funcionários, moradores e informações de bastidores. Durante as filmagens, outros integrantes também passaram um tempo no prédio, para ganhar uma noção da rotina ali.
A trilha sonora é assinada por DJ KL Jay, fundador do grupo Racionais MCs, ao lado de DJ Will e DJ Kalfani.
Para quem não puder comparecer na estreia, haverá uma reprise na quarta-feira (9), às 17h, na Cinemateca.