‘Anora’, de Sean Baker, ganha Palma de Ouro em Cannes; veja os vencedores
Filme do diretor americano conta a história de uma trabalhadora do sexo que decide se casar com o filho de uma oligarca russa
O Festival de Cannes chegou ao fim neste sábado (25) com o anúncio do prêmio do júri da edição deste ano. O grande vencedor da Palma de Ouro foi Anora, do americano Sean Baker.
Com 2 horas e 18 minutos de duração, o filme conta a história de uma jovem prostituta do Brooklyn, Nova York, que conhece o filho de uma oligarca russa e decide se casar com ele impulsivamente. No entanto, a notícia chega à Rússia e o casamento é ameaçado com a chegada dos sogros aos Estados Unidos.
O diretor de 53 anos já retratou a temática de trabalhadoras do sexo anteriormente em sua filmografia, como em The Florida Project (2017), estrelado por Willem Dafoe, e Red Rocket (2021). Baker já venceu o Spirit Awards por Starlet (2012).
Quem levou o Grand Prix na edição de 2024 foi a diretora indiana Payal Kapadia, com All We Imagine As Light. O prêmio de melhor diretor foi para Miguel Gomes, por Grand Tour.
Nas categorias de atuação, Jesse Plemons ganhou por seu papel em Tipos de Gentileza e um conjunto de quatro atrizes, Adriana Paz, Zoe Saldaña, Selena Gomez e Karla Sofía Gascón, por interpretação feminina, em Emilia Pérez. Karla foi a primeira mulher trans a ser reconhecida com a estatueta.
Mohammad Rasoulof, que foi condenado no Irã por “crimes contra a segurança nacional” por produzir filmes sem autorização do governo, recebeu um prêmio especial neste ano.
Vencedores do Festival de Cannes em 2024
Palma de Ouro: Anora (Sean Baker)
Grand Prix: All We Imagine As Light (Payal Kapadia)
Prix du Jury (prêmio do júri): Emilia Pérez (Jacques Audiard)
Prix de la Mise en scène (melhor diretor): Grand Tour (Miguel Gomes)
Prix Spécial: The Seed Of The Sacred Fig (Mohammad Rasoulof)
Prêmio de interpretação masculina: Jesse Plemons (Tipos de Gentileza)
Prêmio de interpretação feminina: Adriana Paz, Zoe Saldaña, Karla Sofía Gascón, Selena Gomez (Emilia Pérez)
Prix du Scénario (Roteiro): The Substance (Coralie Fargeat)
Caméra d’or (melhor diretor estreante): Armand (Halfdan Ullmann Tøndel)
Caméra d’or – menção especial: Mongrel (Wei Liang Chiang e You Qiao Yin)
Palma de ouro de curta-metragem: The Man Who Could Not Remain Silent (Nebojša Slijepčević)
Menção Especial de curta-metragem: Bad For a Moment (Daniel Soares)
Palma de Ouro honorária: George Lucas