‘Mauricio de Sousa – O Filme’ ganha força ao revelar origem de personagens
Cartunista é interpretado pelo filho, Mauro Sousa, em homenagem emocionada e cheia de curiosidades sobre como surgiram Bidu, Mônica e mais
O ícone dos quadrinhos tem sua trajetória eternizada em Mauricio de Sousa – O Filme, de Pedro Vasconcelos. O longa acompanha o cartunista desde a infância em Mogi das Cruzes até a criação do primeiro gibi e a consolidação de uma carreira considerada impossível na época.
Filho de Mauricio, Mauro Sousa interpreta o pai na cinebiografia, que mostra o casamento com a primeira esposa, Alice Takeda (Thati Lopes), e as provações para se inserir no mercado editorial.
Ele começa como repórter policial na antiga Folha da Tarde e tem seu talento descoberto. O mais interessante é acompanhar o processo de criação de personagens, como Bidu e Mônica.
Tem um tom leve e divertido, com uma narração que parece uma mensagem do próprio cartunista — que contribuiu para a produção com relatos e materiais de arquivo.
Por vezes, pesa a mão nessa locução — fala demais pelas imagens — e na trilha sonora, mas pode ser justificado pela atmosfera lúdica e infantil.
NOTA: ★★★☆☆
Publicado em VEJA São Paulo de 24 de outubro de 2025, edição nº2967





