Série documental dirigida por Marina Person conta história da Mostra SP
‘Viva o Cinema!’ mostra carinho dos paulistanos pelo evento com entrevistas com personalidades como Serginho Groisman
Em sua 48ª edição, a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo ganha uma homenagem. A série documental Viva o Cinema! Uma História da Mostra de São Paulo, dirigida Marina Person e Gustavo Rosa de Moura, faz uma retrospectiva do tradicional evento paulistano.
O olhar para o passado é feito por meio de histórias marcantes, entrevistas com personalidades envolvidas na concepção e realização e trechos de filmes icônicos exibidos em edições anteriores. Há depoimentos da diretora da Mostra SP, Renata de Almeida, do apresentador Serginho Groisman e das cineastas Bárbara Paz e Daniela Thomas.
Com o formato metalinguístico da série, uma espécie de “bastidores dos bastidores”, a série também faz um recorte histórico, mostrando a resistência da Mostra SP e seu surgimento durante a ditadura militar em resposta à repressão.
A produção é da HBO, em coprodução com Warner Bros. Discovery e Mira Filmes. Após as exibições durante a Mostra SP deste ano, na Cinemateca (sábado (26), às 20h) e no Espaço Augusta (domingo (27), às 18h), os episódios estreiam na Max e no canal por assinatura na quarta-feira (30), às 21h.
A 48ª Mostra SP vai até quarta-feira (30) com 415 filmes de 82 países, muitos inéditos no Brasil, em 29 salas de cinemas.