Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Filmes e Séries - Por Mattheus Goto

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Um guia com críticas, notícias, entrevistas e eventos sobre cinema e streaming

Fernanda Montenegro transborda grandeza e se despede do drama em ‘Vitória’

A dama do cinema brasileiro mostra sua grandiosidade em filme do genro, Andrucha Waddington, sobre senhora que denunciou crimes a polícia

Por Mattheus Goto
21 mar 2025, 08h00
Fernanda Montenegro e Alan Rocha em 'Vitória'
Fernanda Montenegro e Alan Rocha em 'Vitória' (Suzanna Tierie/Divulgação)
Continua após publicidade

Em um momento histórico, com a vitória de Ainda Estou Aqui no Oscar, Vitória já receberia atenção do público brasileiro, mas ganhou ainda mais tração quando Fernanda Montenegro, que estrela o filme, disse na pré-estreia, no Theatro Municipal, que este será seu último drama.

A despedida tem direção de seu genro, Andrucha Waddington, que assumiu a chefia do projeto após a morte de Breno Silveira (Dois Filhos de Francisco).

A dama do cinema brasileiro mostra sua grandiosidade no papel de Dona Nina, uma senhora que decide reportar crimes observados da janela de seu apartamento, em Copacabana, para policiais. Compra uma filmadora para registrar e denunciar tudo que vê.

Sem sucesso, recebe ajuda de um jornalista policial, Flávio (Alan Rocha) — personagem referente a Fábio Gusmão, autor do livro que inspirou o longa. Então, consegue chamar a atenção de investigadores e se dá conta de que o buraco é mais fundo do que parecia.

Fernandona é gigante e transborda as margens da tela. Sua majestosidade é ressaltada quando acompanhada da direção, que simplifica partes e processos importantes e não expressa tanta personalidade.

Continua após a publicidade

Com todas as expectativas do início do texto, soma das aos grandes papéis da atriz, a sensação que fica é a de que a ocasião merecia algo mais impactante.

Por outro lado, o roteiro e o design de produção, de um pitoresco Rio de Janeiro dos anos 2000, faz um belo retrato de época.

NOTA: ★★★☆☆

Publicado em VEJA São Paulo de 21 de março de 2025, edição nº 2936

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Digital Completo
Impressa + Digital
Digital Completo

A notícia em tempo real na palma da sua mão!
Chega de esperar! Informação quente, direto da fonte, onde você estiver.

Apenas R$ 1,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.