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Anhanguera: a primeira via duplicada do país

Inaugurada em 1948, a via também integrou o pacote pioneiro de concessões rodoviárias paulistas, em 1998

Por Sara Ferrari Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
3 mar 2017, 19h04
Rodovia Anhanguera, em São Paulo: via integrou o Programa de Concessões Rodoviárias de 1998 (Foto: Sérgio Araki/Estadão Conteúdo) (/)
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Na última semana, o governo estadual anunciou mais uma etapa da concessão da Rodovia dos Calçados, complexo de dez estradas entre as cidades de Franca e Itaporanga.

O percurso compreende 720 quilômetros, cruza 35 municípios e atravessa o estado de norte a sul. O investimento é de 5 bilhões de reais, e as propostas serão conhecidas em abril. instituído em 1998, o Programa de Concessões Rodoviárias surgiu para suprir a histórica necessidade de investimentos na infraestrutura de transportes. Naquele mesmo ano, um pacote de estradas passou a ser gerido pela iniciativa privada após processo de licitação.

Uma das pioneiras dessa leva foi a Via Anhanguera. Sua construção ocorreu entre 1940 e 1948 e utilizou parte do trajeto da antiga estrada velha de campinas. em 1953 a anhanguera tornou-se a primeira rodovia pavimentada e duplicada do Brasil. Hoje uma das mais movimentadas do país, tem 453 quilômetros e passa por 31 cidades.

A Bandeirantes, que corre em paralelo de São Paulo a Campinas, surgiu nos anos 70. O nome Anhanguera remete aos bandeirantes Bartolomeu Bueno da Silva, pai e filho, que desbravaram o estado nos séculos XVII e XVIII e compartilhavam o apelido (“diabo velho”, em tupi).

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