Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Memória

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.

Livro sobre cinema super-8 será lançado no MIS

Entre as décadas de 70 e 80, São Paulo foi um dos redutos mais efervescentes da produção experimental no formato

Por Miguel Barbieri Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
10 fev 2017, 18h19
Casa na rua Estados Unidos era o celeiros das produções cinematográficas de super-8 (Foto: Divulgação) (/)
Continua após publicidade

Aberto em 1972 pelo papa do super-8 Abrão Berman (1941- 1990), o Grupo dos Realizadores Independentes de Filmes Experimentais (Grife) funcionava na casa da Rua Estados Unidos, 2240, esquina com a Alameda Gabriel Monteiro da Silva. Entre exposições, debates e encontros intelectuais, o espaço foi celeiro de festivais em super-8, formato cinematográfico até então associado a filminhos caseiros.

Entre as décadas de 70 e 80, São Paulo chegou a contabilizar mais de vinte competições do gênero. Para relembrar um dos períodos mais efervescentes dessa produção experimental, o economista e pesquisador Antonio Leão da Silva Neto escreveu Super-8 no Brasil – Um Sonho de Cinema (624 páginas, R$ 68,00).

O lançamento do livro será na quinta (16), às 18 horas, no MIS (Avenida Europa, 158), com preço promocional de R$ 50,00. O autor fez um precioso trabalho de pesquisa durante três anos e, sem editora, bancou metade dos 24 000 reais necessários para a publicação. “Por se tratar de um cinema menor, amador e cheio de preconceitos, não se guardou muito material”, conta.

Mesmo assim, ele conseguiu catalogar 5 519 filmes (2 213 de São Paulo) e 3 770 realizadores, com 952 biografias. O Grife fechou as portas em 1984, já com a ascensão das câmeras de vídeo. Por coincidência do destino, o lugar abrigou, a partir de então, a Omni Vídeo, uma das primeiras videolocadoras da capital.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.