Quem se lembra da Baratinha do Rodox?
O personagem de comercial que fez a venda dos produtos caírem
Comerciais animados estão entre os preferidos do público brasileiro desde os anos 60. Na década de 70, uma grande safra de bons anúncios desse tipo apareceu nas telinhas, e o grande nome por trás dessa tendência foi Walbercy Ribas Camargo, criador e animador de diversos “reclames” de sucesso.
São dele as animações do homenzinho azul e do bebê da campanha Cotonetes, o comercial animado estilo “Submarino Amarelo” para a USTop, e os vídeos surrealistas da campanha da Sharp, premiada com o Clio Awards em 1978.
Um dos comerciais mais lembrados e exaltados daqueles tempos é o da baratinha dos inseticidas Rodox, de 1971. O personagem foi totalmente criado por Walbercy e caiu rapidamente nas graças do público, tanto que as vendas do inseticida diminuíram porque todo mundo ficou com pena da barata!
Veja o comercial:
A baratinha ficou tão famosa que ganhou vida própria, e estrelou seu próprio desenho animado, anos depois, agora sem o perigo de ser pega de surpresa pelo inseticida assassino. O curta metragem O Rinoceronte é raro e pouco conhecido do público, mas é uma das mais aclamadas obras de animação do país. Veja o desenho completo:
A publicidade tem dessas coisas. Campanhas como a da Baratinha Rodox podem até ter um efeito negativo no primeiro momento do ponto de vista do cliente, mas o efeito prolongado de uma campanha bem feita faz o que um bom comercial se presta a fazer: deixar a marca nas mentes dos consumidores.