Imagem Blog

Memória

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.
Continua após publicidade

Quem se lembra da Baratinha do Rodox?

O personagem de comercial que fez a venda dos produtos caírem

Por Roosevelt Garcia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
9 fev 2018, 13h08
 (Reprodução/Veja SP)
Continua após publicidade

Comerciais animados estão entre os preferidos do público brasileiro desde os anos 60. Na década de 70, uma grande safra de bons anúncios desse tipo apareceu nas telinhas, e o grande nome por trás dessa tendência foi Walbercy Ribas Camargo, criador e animador de diversos “reclames” de sucesso.

São dele as animações do homenzinho azul e do bebê da campanha Cotonetes, o comercial animado estilo “Submarino Amarelo” para a USTop, e os vídeos surrealistas da campanha da Sharp, premiada com o Clio Awards em 1978.

Um dos comerciais mais lembrados e exaltados daqueles tempos é o da baratinha dos inseticidas Rodox, de 1971. O personagem foi totalmente criado por Walbercy e caiu rapidamente nas graças do público, tanto que as vendas do inseticida diminuíram porque todo mundo ficou com pena da barata!

 

Veja o comercial:

Continua após a publicidade

A baratinha ficou tão famosa que ganhou vida própria, e estrelou seu próprio desenho animado, anos depois, agora sem o perigo de ser pega de surpresa pelo inseticida assassino. O curta metragem O Rinoceronte é raro e pouco conhecido do público, mas é uma das mais aclamadas obras de animação do país. Veja o desenho completo:

A publicidade tem dessas coisas. Campanhas como a da Baratinha Rodox podem até ter um efeito negativo no primeiro momento do ponto de vista do cliente, mas o efeito prolongado de uma campanha bem feita faz o que um bom comercial se presta a fazer: deixar a marca nas mentes dos consumidores.

Continua após a publicidade

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.