Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Imagem Blog

Memória

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.

Roger Moore, o 007 humanitário

De cavaleiro das cruzadas a espião, relembre a carreira do ator

Por Roosevelt Garcia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
23 Maio 2017, 16h17 •
 (Acervo/Divulgação)
Continua após publicidade
  • O 007  menos sisudo de todos se foi. Roger Moore nos deixou hoje, 23 de maio, aos 89 anos de idade, após uma dura e corajosa batalha contra um câncer, nas palavras de sua família.

    Ele foi responsável por dar uma imagem mais leve ao eterno espião com licença para matar, assumindo o papel de James Bond em sete filmes, a partir de Viva e Deixe Morrer (Live and Let Die), em 1973, até Na Mira dos Assassinos (A View to a Kill) em 1985. Os longas do Agente 007 com Roger Moore tinham um pouco mais de comédia, sem perder, é claro, o clima de aventura e de fantasia.

    moore1
    (Acervo/Divulgação)

    Roger Moore se tornou 007 quando Sean Connery já se achava velho demais para encarnar o espião e, por uma ironia, acabou vivendo o personagem até seus 58 anos, o mais velho ator nesse papel.

    Em 1979, o filme 007 Contra o Foguete da Morte (Moonraker) teve locações no Brasil. A cena de Roger Moore no bondinho do Pão de Açúcar se tornou antológica: na perseguição, o vilão crava os dentes no fio de aço da máquina do bondinho para conseguir alcançar o espião. Foi a primeira vez que Moore esteve no país. Voltou em 1991, já como embaixador da Unicef, um trabalho ao qual ele se dedicou muito até sua morte.

    moore2
    (Acervo/Divulgação)
    Continua após a publicidade

     

    Além do cinema, Roger Moore teve importantes participações na televisão. Foi o protagonista em três grandes séries do passado:

    Ivanhoé, de 1958: nobre cavaleiro e campeão da justiça, que luta contra a tirania do Príncipe João.

    O Santo, que durou sete temporadas a partir de 1962: ele faz Simon Templar, uma espécie de Robin Hood moderno, que rouba somente bandidos ricos, além de ajudar a colocá-los na cadeia. Claro, o fruto do roubo fica pra ele mesmo!

    – E a mais lembrada pelo público, Persuaders (que até hoje não se sabe explicar porque não teve um título em português), de 1972: Moore fazia dupla com Tony Curtis. Ambos eram milionários playboys que ajudavam a polícia britânica atuando disfarçados.

    Continua após a publicidade

    Em 1999, Roger Moore foi condecorado pela Rainha Elizabeth por suas ações humanitárias, tornando-se Cavaleiro do Império Britânico.

     

    Ivanhoé

     

    O Santo

     

    Persuaders

    Continua após a publicidade

     

    A cena do bondinho em 007 Contra o Foguete da Morte

     

    Frases famosas de Roger Moore como James Bond

     

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.