O jornalista Saulo Yassuda cobre cultura e gastronomia. Faz críticas de bares na Vejinha há dez anos. Dá pitacos sobre vinhos, destilados e outros assuntos
Espumante gaúcho de menos de 50 reais é 5º melhor vinho do mundo
O resultado foi divulgado pelo World Ranking of Wines & Spirits (Ranking Mundial de Vinhos & Destilados)
Por Saulo Yassuda
SEGUIR
SEGUINDO
28 set 2017, 19h09 • Atualizado em 20 jan 2022, 15h26
(Veja São Paulo/Divulgação)
Continua após publicidade
Compartilhe essa matéria:
Viva as borbulhas do Sul! Onze vinhos brasileiros, todos eles espumantes gaúchos, estão entre os 150 melhores do mundo. O resultado foi divulgado peloWorld Ranking of Wines & Spirits (Ranking Mundial de Vinhos & Destilados).
O melhor colocado nacional é o Casa Perini Moscatel, em 5º lugar, produzido a partir das uvas moscato, cultivadas na região da Farroupilha, na Serra Gaúcha.
“O Casa Perini Moscatel é um vinho muito elegante. Não deixa de mostrar as características típicas da uva e consegue combinar doçura e acidez, o que o deixa fresco e não enjoativo”, opina o sommelier Daniel Lage, sócio do Red Buteco de Vinhos.
Nesse bar especializado em vinhos nacionais, a garrafa da bebida custa 56 reais (para levar para casa, 47 reais). No site do Pão de Açúcar, é possível comprar o Casa Perini por 50,90 reais. No site Vinhos e Vinhos, seis garrafas saem por 217,50 reais.
Garrafa do espumante Casa Perini Moscatel (Divulgação/Veja SP)
Continua após a publicidade
A lista é divulgada anualmente pela Associação Mundial de Escritores e Jornalistas de Vinhos & Destilados e se baseia nos resultados de concursos realizados no mundo todo.
Entram no mesmo ranking diferentes tipos de vinho — o primeiro lugar é um shiraz australiano (Taylors Jaraman Shiraz 2014) e o terceiro lugar, um jerez (Noé Pedro Ximénez Muy Viejo V.O.R.S.).
Da turma brasileira, entraram no top 150 apenas espumantes, todos do Sul. Segue a relação: Garibaldi Chardonnay Brut (14º), Garibaldi Espumante Moscatel (32º), Aurora Marcus James Brut (41º), Garibaldi Prosecco Brut (43º), Ponto Nero Brut (65º), Aurora Moscatel Branco (83º), Zanotto Moscatel (117º), Zanotto Brut (127º) e Peterlongo Privillege Brut Rosé (144º).
Continua após a publicidade
Confira os cinco primeiros colocados da lista:
1. Taylors Jaraman Shiraz 2014
2. Taylors St Andrews Single Vineyard Release Shiraz Clare Valley 2013
3. Noe Pedro Ximenez V.O.R.S.
4. Taylors St Andrews Single Vineyard Release Shiraz Clare Valley
5. Casa Perini Moscatel
Tem alguma dica etílica? Comente abaixo ou mande uma mensagem (saulo.yassuda@gmail.com). Siga as novidades do blog no Instagram (@sauloyassuda).
Acompanhe as publicações dos seus autores favoritos
Aplicativo
Leia todas as revistas em um só app
Sites
Acesso ilimitado aos sites
Leia offline
Baixe e leia as edições digitais no app até onde não tem internet
Clube
Ingressos com super descontos
Leia também no
Essa é uma matéria fechada para assinantes. Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Domine o fato. Confie na fonte. 15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH. *Assinantes da cidade do SP