Conheças os benefícios do amaranto e aprenda três receitas fáceis com o grão
O amaranto é um grão que vem ganhando destaque pelos benefícios que proporciona à saúde. Fonte de carboidratos, ele também possui cerca de 15% de proteínas, contendo todos os aminoácidos essenciais ao organismo. Além disso, esse pequeno grãozinho possuí ainda fibras (excelentes por conferirem saciedade), cálcio em quantidades significativas (ajuda a preservar os ossos) e […]
O amaranto é um grão que vem ganhando destaque pelos benefícios que proporciona à saúde. Fonte de carboidratos, ele também possui cerca de 15% de proteínas, contendo todos os aminoácidos essenciais ao organismo. Além disso, esse pequeno grãozinho possuí ainda fibras (excelentes por conferirem saciedade), cálcio em quantidades significativas (ajuda a preservar os ossos) e fósforo. Ele também é fonte de selênio, nutriente com excelente ação antioxidante.
Devido ao seu alto teor de fibra, o amaranto auxilia também no funcionamento do intestino, na redução do colesterol e tem função antioxidante. O grão não contém glúten, podendo ser usado por indivíduos celíacos.
Agora que você sabe os benefícios deste alimento, que tal aprender algumas receitas? O amaranto pode ser usado de diversas maneiras na alimentação, como em sucos, sopas, saladas, pães e bolos integrais. Confira:
Bolinho de amaranto e espinafre assado
Ingredientes:
1 dente de alho amassado
1 xícara (chá) de amaranto
½ xícara (chá) de aveia em flocos grossos
1 xícara e ½ (chá) de espinafre cozido e picado
3 colheres (sopa) de farinha integral
2 xícaras (chá) de leite desnatado
2 fatias de ricota
1 colher (chá) de sal light
Modo de preparo:
-> Em uma panela com água, coloque o espinafre. Tampe e deixe cozinhando por aproximadamente cinco minutos em fogo baixo.
-> Em uma teflon, doure o dente de alho amassado, junte o leite, o amaranto, a aveia e a farinha integral. Cozinhe em fogo baixo, mexendo até engrossar.
-> Acrescente à mistura o espinafre, o sal light e mexa até desgrudar da panela. Deixe esfriar a massa por aproximadamente 15 minutos.
-> Separe com o auxílio de uma colher de sopa porções da massa. Aperte o centro e acrescente pequenos pedaços de ricota.
-> Enrole em formatos de bolinhas.
-> Unte uma forma e asse por aproximadamente 25 minutos.
Panquecas de amaranto
Receita:
1 ovo + 1 clara
3 colheres de amaranto em flocos ou farinha
2 a 3 colheres de amido de milho
½ xícara (chá) de água
1 colher de azeite de oliva
1 pitada de sal
Modo de preparo:
-> Bata tudo no liquidificador e deixe descansar 1 minutinho — a massa vai ficar com uma espuma na parte de cima, retire essa espuma. Você também vai reparar que o amaranto vai descer. Portanto, sempre que colocar a massa na frigideira, mexa com a colher.
-> Você também vai reparar que a massa fica bem liquida — é normal.
-> Teste a primeira panqueca e veja se há necessidade de adicionar mais um pouco de amido de milho.
-> Unte a frigideira com um fio de azeite e coloque a massa.
-> Quando desgrudar e estiver dourada, vire e deixe dourar o outro lado.
-> Recheie com o recheio da sua preferência.
Pipoca de amaranto
Ingredientes:
1 colher (sopa) de grão de amaranto integral
Modo de Preparo:
-> Coloque uma colher de sopa de grãos de amaranto em uma frigideira ou panela (sem adicionar óleo).
-> Leve ao fogo baixo até que grande parte dos grãos se torne branca (esse processo deve durar de 10 a 30 segundos, aproximadamente).
-> A pipoca pode ser servida dessa forma ou juntamente com outros ingredientes ou preparações.