Dicas para preservar os nutrientes dos alimentos
Alguns fatores como: altas e baixas temperaturas, imersão em excesso de líquidos, choque (bater no liquidificador), exposição à luz e ao ar podem causar perdas nutricionais consideráveis aos alimentos. Quando cozinhamos um vegetal na água, parte significativa dos seus nutrientes é perdida nessa água, já quando cozidos à vapor é possível manter maior quantidade de nutrientes. […]
Alguns fatores como: altas e baixas temperaturas, imersão em excesso de líquidos, choque (bater no liquidificador), exposição à luz e ao ar podem causar perdas nutricionais consideráveis aos alimentos.
Quando cozinhamos um vegetal na água, parte significativa dos seus nutrientes é perdida nessa água, já quando cozidos à vapor é possível manter maior quantidade de nutrientes. Uma dica interessante é reutilizar a água usada para o cozimento do vegetal. Como? Pode ser no preparo de uma sopa, suco ou até mesmo do arroz ou macarrão.
+ Como montar um lanche saudável para substituir o almoço ou jantar
Estudos mostram que perde-se de 40 a 60% da vitamina C dos vegetais quando cozidos na água. Já no vapor, a perda é de apenas 10 a 30%. Por isso, prefira o vapor e ainda assim aproveite essa água do cozimento!
Em relação às fibras, sabemos que quando batemos o alimento no liquidificador durante muito tempo, elas vão perdendo sua estrutura. Apesar de ainda conter fibras, comer uma fruta in natura terá uma quantidade bem maior do que a fruta em forma de suco. O mesmo vale para algumas vitaminas.
+ Sete dicas para comer bem fora de casa
Se você quer minimizar a perda de nutrientes, fique atento às dicas a seguir:
1 – Não descasque alimentos como batata antes de cozinhar. A casca serve como uma proteção que ajuda a reter os nutrientes.
2 – Evite usar muita água e deixar o alimento no fogo por muito tempo. Por isso é importante aquecer a água antes de mergulhar o alimento.
3 – Corte os vegetais imediatamente antes de usá-los em pedaços grandes. Pedaços pequenos implicam contato maior, multiplicando a perda de nutrientes.
4 – Congelar alimentos gera sim perdas nutricionais, mas ainda assim uma comidinha caseira congelada é mais nutritiva que um congelado industrial ou comida pronta desidratada.