Fitosteróis x diminuição do colesterol
Os fitosteróis são substâncias encontradas apenas nos vegetais e que desempenham funções estruturais semelhantes ao colesterol no organismo animal. Os fitosteróis não são produzidos pelo corpo humano e podemos classifica-los como o “colesterol” da planta. Diversos estudos atuais têm demonstrado que os fitosteróis possuem um importante papel na diminuição dos níveis de colesterol sanguíneo e […]
Os fitosteróis são substâncias encontradas apenas nos vegetais e que desempenham funções estruturais semelhantes ao colesterol no organismo animal. Os fitosteróis não são produzidos pelo corpo humano e podemos classifica-los como o “colesterol” da planta.
Diversos estudos atuais têm demonstrado que os fitosteróis possuem um importante papel na diminuição dos níveis de colesterol sanguíneo e consequentemente contribuem para a diminuição do risco de doenças cardiovasculares, uma das principais causas de morte no Brasil.
Tudo isso porque os fitosteróis bloqueiam a absorção do colesterol, competindo com ele e retirando-o da célula.
O consumo de alimentos funcionais com 2g/dia de fitosteróis parece reduzir de 10 a 15% o colesterol total (CT) e o LDL (popularmente chamado de colesterol “ruim”). No entanto os fitosteróis não alteram a trigliceridemia nem o HDL (“colesterol bom”).
+ As vantagens dos alimentos integrais
O consumo de fitosteróis pela dieta é muito limitado. Os óleos vegetais, sementes e frutos secos, ou de fibra dietética, como hortaliças e cereais integrais, apesar de serem as maiores fontes de fitosteróis, fornecem essa substância em quantidade muito pequena. Por esse motivo, a adição de doses farmacológicas de fitosteróis aos alimentos permitiu o aumento da sua disponibilidade na alimentação e tem sido de grande auxílio no tratamento e prevenção de doenças cardiovasculares.
Mas sempre é importante lembrar que os fitosteróis por si só não vão fazer uma mágica no seu organismo. É preciso associa-los a uma alimentação saudável e equilibrada e hábitos saudáveis!