Ricardo Nunes é reeleito prefeito de São Paulo
Atual mandatário derrotou o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL)
O atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) foi reeleito, neste domingo (27), para mais quatro anos de mandato. Ele derrotou o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL).
Com 100% das urnas apuradas, Nunes obteve 59,35% dos votos válidos. Foram 3.393.110 milhões de votos para o candidato do MDB. O atual prefeito foi declarado eleito pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com 89,78% das urnas apuradas e 59,56% dos votos válidos.
Como comparação, no primeiro turno, o prefeito recebeu 1,793 milhão de votos, o equivalente a 29,48% do total.
Empresário e vereador por dois mandatos, Ricardo Nunes nasceu em São Paulo e tem 57 anos. Ele é casado, possui três filhos e um neto.
Na última edição, Vejinha perguntou a Boulos e Nunes questões pessoais, que foram respondidas por cada um dos candidatos.
Veja as questões de Nunes.
Está lendo algum livro? Churchill, o Jovem Titã.
E antes desse, qual leu? (O candidato não respondeu.)
Qual o estilo de música favorito? Sertanejo e gospel.
A música predileta? Faz um Milagre em Mim, do padre Marcelo Rossi; Infinitamente Mais, de Ton Carfi; Horizonte Azul, de Leandro e Leonardo.
A comida que não pode faltar no dia a dia? Pão com manteiga na chapa e café preto de coador com açúcar.
De qual restaurante mais gosta? Passo tanto tempo na rua, trabalhando, que tudo que desejo é comer em casa. Minha casa é meu restaurante favorito, mesmo porque não quero me indispor com os amigos. Se eu disser que prefiro um, o outro vai ficar chateado.
Pratica esportes? Se sim, qual? Sempre gostei de futebol, de assistir e de jogar uma pelada mesmo. Faz tempo que não consigo praticar, mas é o que gosto. Quando jovem, me aventurei também no judô.
Qual seu local predileto em São Paulo? Represa de Guarapiranga. Além de ser um lugar lindo, traz boas lembranças da infância. Costumava jogar bola lá com a molecada.
O filme da sua vida? Titanic.
A que shows foi neste ano? Fui à Virada Cultural, andei por vários palcos de diferentes estilos. Gostei muito do show da Simone Mendes, em Itaquera (a apresentação ocorreu em 2023), e também da Maiara e Maraisa, em M’Boi Mirim. No Show da Virada,na Avenida Paulista, a contagem regressiva foi com Chitãozinho e Xororó, emocionante!
Uma memória do tempo de estudante, na escola? Eu tenho uma memória afetiva das eleições dos grêmios estudantis. Lembro de ir de sala em sala, pedindo voto e depois fazendo a apuração. Lembro dos votos com “Ricardo” escrito e um coraçãozinho (risos). Sempre gostei de disputar eleições, do processo de convencimento das pessoas, do exercício da democracia e da emoção da apuração para o resultado.
O que São Paulo representa para você? Eu amo esta cidade! São Paulo é acolhedora e terra de oportunidades. Acordar e concretizar ações que diminuam as desigualdades sociais e melhorem a qualidade de vida das pessoas é o que me move todos os dias!
Artistas favoritos? Regina Duarte e Tony Ramos.
Um ídolo? Meu pai, Luís Nunes. Faleceu em 1990, uma inspiração e exemplo. Sinto muita falta dele.
Um hobby? Caminhar pelo Parque Jacques Cousteau, mais conhecido como Parque do Laguinho, perto da minha casa, na Zona Sul.
Qual atividade faz ou habilidade tem que as pessoas não sabem? Eu cozinho, e bem, é o que dizem lá em casa. Faço um picadinho e uma carne de panela deliciosos, que já viraram tradição na família.
Uma curiosidade sobre você? Gosto muito de dirigir e também de andar a cavalo.
Quais serão as primeiras cinco medidas que tomará, caso eleito, a partir de 1º de janeiro?
1. Retomar a Prefeitura Presente na cidade, em que todos os serviços e a administração, incluindo o prefeito e seu secretariado, passam o dia todo numa região.
2. Alinhar o cronograma e o início das obras para entrega dos Centros TEA (transtorno do espectro autista) e do Paulistão da Saúde o mais rápido possível.
3. Implantação do ensino de tempo integral para todas as crianças no ciclo fundamental, principalmente até a alfabetização.
4. Alinhar, dentro do nosso programa, as ações e medidas para geração de empregos e renda na capital das oportunidades.
5. Continuar acordando cedo e trabalhando até tarde pela nossa cidade de São Paulo, como tenho feito em todos esses anos de vida pública.