Afegã que ficou mundialmente famosa em capa de revista é presa no Paquistão
A menina afegã que ficou famosa após aparecer na capa da revista National Geographic em 1985 foi detida por uso de documentos falsos nesta quarta-feira (26), no Paquistão. A informação é da agência de notícias France Press. No famoso registro do fotógrafo Steve McCurry, a garota de face expressiva e olhos intensamente verdes tinha por […]
A menina afegã que ficou famosa após aparecer na capa da revista National Geographic em 1985 foi detida por uso de documentos falsos nesta quarta-feira (26), no Paquistão. A informação é da agência de notícias France Press.
No famoso registro do fotógrafo Steve McCurry, a garota de face expressiva e olhos intensamente verdes tinha por volta de 12 anos, na época. Hoje, a afegã Sharbat Gula tem 44 anos e ainda vive em um campo de refugiados no Paquistão.
Segundo a Agência de Investigação Federal do Paquistão, Sharbat estava de posse de um documento de identidade paquistanês, porém, como não é nascida no país, a prática não é permitida perante a lei. Ela ainda teria conseguido o mesmo documento de identidade para dois filhos após subornar funcionários do órgão federal.
A refugiada ficará detida em uma prisão para mulheres, segundo as autoridades, onde aguardará decisão do tribunal. Sharbat poderá pegar pena de até sete anos pelo crime.
Em 2002, o fotógrafo McCurry voltou a encontrar com Sharbat e a fotografou novamente para a capa da National Geographic. Na ocasião, o profissional descobriu que a mulher, que então tinha 30 anos, não sabia que seu rosto tinha se tornado internacionalmente conhecido quando era apenas uma adolescente.