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Conhecida como “Rainha do Brasil”, Maria Berklian morre aos 86 anos

Viúva do empresário Sarkis Berklian, a influenciadora viralizou nas redes sociais por vídeos em que frequentava lojas de luxo

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
12 ago 2025, 15h39
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A influenciadora Maria Berklian, que morreu em SP aos 87 anos: 'tá barato' (Reprodução/Reprodução)
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A influenciadora Maria Berklian – dona de um perfil que reúne 2,5 milhões de seguidores no TikTok e 890 mil, no Instagram – morreu na madrugada de segunda-feira (11), aos 86 anos, em São Paulo.

Viúva do empresário Sarkis Berklian, que enriqueceu no ramo de supermercados, Maria foi transformada em meme após mostrar as suas visitas a lojas luxuosas, e responder “tá barato” diante da informação do preço de itens como bolsas da Chanel e relógios da Rolex. O gosto por itens de luxo também lhe rendeu a alcunha de “Rainha do Brasil”.

Em pelo menos um dos vídeos postados no TikTok, Maria aparece comprando bolsas de luxo que, ao final, somavam R$ 560 mil – valor pago à vista, com cartão de débito.

De acordo com o InvestNews, o neto de Maria, o empresário Eduardo Berklian, declarou que o título de “Rainha do Brasil” se deu por conta de seu gosto por joias. A ideia de criar vídeos para as redes sociais, segundo o site, foi do próprio Eduardo que, ao ver a avó triste por não poder sair de casa, durante a pandemia, sugeriu a distração. Com o fim da quarentena, Maria passou a mostrar a sua rotina de consumo.

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Origem

De origem armênia, Maria era filha de imigrantes que chegaram a São Paulo em 1920. Ao lado do marido, com quem conviveu por 40 anos, Maria foi dona de duas redes de supermercado (Cannã e Baratão), posteriormente vendidas. A sua fortuna está avaliada em US$ 500 milhões.

A causa da morte não foi informada. O velório ocorreu ontem, na Catedral Armênia São Jorge, no Bom Retiro, em São Paulo. Logo após a cerimônia religiosa o corpo foi levado ao Cemitério Chora Menino, onde foi realizado o sepultamento.

 

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