BBB 24: Equipe de Luigi se pronuncia após fala polêmica
"Nada mais racista do que evidenciar as falhas e apagar as qualidades de uma pessoa negra", traz o comunicado
A equipe responsável pelas redes sociais do participante Lucas Luigi do BBB 24 (Rede Globo) se manifestou nesta terça-feira (23) após a repercussão de uma fala do brother.
Em conversa, nesta segunda-feira (22), com Yasmin Brunet e Vinicius, o participante voltou a utilizar o termo ‘macaca’ para se referir a mulheres negras. Na primeira semana do programa, Luigi usou a expressão para chamar a sister Leidy Elin e foi alertado por ela. Na ocasião, ele pediu desculpas para a trancista.
“Luigi, como muitos de nós, está em constante processo de letramento racial e, assim como muitos de nós pretos, ainda reproduz contradições impostas pelo racismo estrutural […] não podemos esquecer que ser um preto pobre de periferia é diferente de estar sentado nas cadeiras da academia”, escreveu a assessoria, no comunicado.
+ BBB 24: Wanessa Camargo diz para Davi ter ‘gatilho com quem grita’
Na legenda da publicação, a equipe esclarece que não se trata de um pedido de desculpas. “O racismo é tão complexo que faz com que os racistas sejam os primeiros a apontarem as falhas e contradições de uma pessoa negra: nada mais racista do que evidenciar as falhas e apagar as qualidades de uma pessoa negra”, afirmam.
A publicação dividiu opiniões de internautas. “Primeiro que a pessoa não precisa ser letrada para saber que é inapropriado chamar alguém de macaco. O tempo todo essa fala está sendo repudiada e qualquer criança já entende que é errado. Depois, o tom e a forma que ele fala é de deboche”, comentou uma usuária do Instagram. “O mano é meio atrapalhado nas falas, mas todo mundo sabe do coração dele, o cara tá sempre sorrindo e brincando e, principalmente, dançando”, opinou outro seguidor.