Quando incluir a pasta dental com flúor na limpeza bucal das crianças?
O odontopediatra Marcelo Bönecker, professor titular do Departamento de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da USP, responde: “O flúor deve estar presente na escovação já com o surgimento do primeiro dente de leite. Esse agente químico é o único eficaz na proteção contra as cáries, que podem acometer até mesmo a primeira dentição — e causar dor similar […]

O odontopediatra Marcelo Bönecker, professor titular do Departamento de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da USP, responde:
“O flúor deve estar presente na escovação já com o surgimento do primeiro dente de leite. Esse agente químico é o único eficaz na proteção contra as cáries, que podem acometer até mesmo a primeira dentição — e causar dor similar à sentida por adultos. A opção mais eficiente é aquela com concentração de 1 100 partes de flúor por milhão.
+ Quantos resfriados é razoável a criança pegar durante o ano?
Para crianças de até 1 ano, deve-se colocar um volume de pasta similar a um grão de arroz na escova de dentes. Acima dessa idade, a quantidade se assemelha ao tamanho de uma ervilha. Essas quantidades são seguras para evitar a fluorose (manchas brancas nos dentes por excesso de ingestão de flúor). A limpeza deve ser realizada ao menos uma vez ao dia, preferencialmente antes da mãe ir dormir.”
+ Qual deve ser o peso da mochila das crianças?
Tem uma dúvida? Deixe sua pergunta na caixa de comentários.
* O conteúdo deste post não substitui uma consulta especializada. Procure sempre seu médico.