O que é e como evitar a rinite sazonal
Saiba como evitar esse problema característico dessa época do ano
A transição entre o inverno e a primavera pode ser marcada pelo desencadeamento da rinite alérgica sazonal, inflamação no nariz que ocorre devido à exposição a alérgenos específicos. Os sintomas mais característicos são espirros, rinorreia, congestão nasal e, às vezes, conjuntivite. Em alguns países, a rinite sazonal pode ser causado por pólen de plantas. No Brasil, porém, essa polenização não é tão característica.
“Por isso, a rinite sazonal pode ser causada por inúmeros outros fatores, como o mofo e o ácaro que estão mais evidentes nesta épocas do ano” explica a Dr. Janaína Rodrigues, otorrinolaringologista da Clinica Fares, graduada em medicina pela Universidade Federal da Paraíba e doutoranda em Otorrinolaringologia da USP.
Segundo a médica, a diferença entre a rinite alérgica sazonal e a rinite alérgica perene é que, na primeira, os sintomas, como espirros, coriza e obstrução nasal ocorrem apenas em determinada época do ano, enquanto na perene eles são constantes e podem ocorrer em qualquer época.
Para tratar os sintomas, é necessário fazer uso de antialérgicos orais e corticosteroides. “O que oriento é que, confirmada a incidência de rinite sazonal, o paciente já inicie seu tratamento um mês antes, continue por todo período e termine um mês depois para evitar os sintomas e possíveis complicações” finaliza a médica.
*O conteúdo deste post não substitui uma consulta médica. Procure sempre seu médico.