Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Teatro

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Indicações do que assistir no teatro (musicais, comédia, dança, etc.)

“Bonifácio Bilhões”: uma comédia em dois tempos

Em 1975, a comédia “Bonifácio Bilhões”, escrita e dirigida por João Bethencourt (1924-2006), fez grande sucesso de público. A trama trazia uma sátira nas entrelinhas que colocava no mesmo barco capitalistas, socialistas, pobres e ricos. O economista Walter Antunes, esquerdista convicto, e o vendedor de goiabada Bonifácio Brilhante, doido para viver com um pouco menos […]

Por Dirceu Alves Jr.
27 mar 2013, 17h40 • Atualizado em 27 fev 2017, 11h10
bonibi
bonibi (/)
Continua após publicidade
  • Lima Duarte, Terezinha Sodré e Armando Bógus na montagem de 1975 (Foto: Divulgação)

    Em 1975, a comédia “Bonifácio Bilhões”, escrita e dirigida por João Bethencourt (1924-2006), fez grande sucesso de público. A trama trazia uma sátira nas entrelinhas que colocava no mesmo barco capitalistas, socialistas, pobres e ricos. O economista Walter Antunes, esquerdista convicto, e o vendedor de goiabada Bonifácio Brilhante, doido para viver com um pouco menos de sacrifício, se encontram por acaso na fila de uma casa lotérica. O primeiro, da boca para fora, promete ao outro dividir a bolada em caso de vitória. Não dá outra! O bilhete é premiado, e Bonifácio, num belo dia, aparece para cobrar.

    Continua após a publicidade

    Lima Duarte e Armando Bógus interpretaram Bonifácio Brilhante e Walter Antunes, respectivamente. Alzira, a mulher de Walter, foi vivida pela jornalista e então atriz Hildegard Angel e, depois, substituída por Terezinha Sodré.  Passados quase 40 anos, o texto volta aos palcos capitaneado pelo diretor Ernesto Piccolo e estreia em 5 de abril no Teatro Gazeta, em São Paulo, depois de temporada carioca. O trio central ganha corpo e voz com os atores José de Abreu (Walter), Tadeu Mello (Bonifácio) e Iara Jamra (Alzira).

    Aqui temos cenas das duas montagens. A foto de 1975 aparece sem muita qualidade, mas, penso eu, que o registro tem lá sua importância. A história criada por João Bethencourt, por sua vez, não deve ter desbotado com o tempo. Tem todos os ingredientes para ainda soar atual. Os ingressos para “Bonifácio Bilhões” custam R$ 50,00 (sex. e dom.) e R$ 60,00 (sáb.) e já estão à venda.

    Continua após a publicidade

    José de Abreu, Tadeu Mello e Iara Jamra na versão que estreia no Gazeta (Foto: Guillermo Ribas)

     

    Publicidade
    TAGS:

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 29,90/mês