“Comecei servindo cafezinho”, relembra advogada de imigração dos famosos
Há 21 anos nos Estados Unidos, Flávia Santos Lloyd é responsável pelos vistos americanos de artistas como Ivete Sangalo, Rafinha Bastos e Kevinho
“Não importa se você é Ivete ou Jesus Cristo, para entrar nos Estados Unidos precisa de visto”, rima Flávia Santos Lloyd, 41, advogada de imigração que atende famosos como Ivete Sangalo, Rafinha Bastos e Vivian de Oliveira, autora de novelas bíblicas que atualmente passa pelo processo para morar no país. Na Califórnia há 21 anos, Flávia conta que chegou lá “com o dinheiro contado”, trabalhou por um tempo sem documentação e foi apresentada ao universo da imigração em um escritório de advocacia. “Comecei servindo cafezinho.” Após fazer mestrado e doutorado, passou a dar aulas e em 2016 abriu o próprio negócio. “Hoje o Brasil é o meu ganha-pão, fico o dia todo falando português com meus clientes.”
Vivendo com o marido e os dois filhos, Flávia admite ter receio dos frequentes casos de racismo no país. “Sinto medo dos policiais pelos meus dois filhos, especialmente o mais velho, que dirige. Nunca tive problemas e não deixo isso controlar minha narrativa, mas o negro aqui é considerado culpado e só depois resolvem parar para ver o que aconteceu.”
+Assine a Vejinha a partir de 6,90
Publicado em VEJA SÃO PAULO de 23 de setembro de 2020, edição nº 2705.