Influenciadora Luanda Vieira vai lançar seu primeiro livro
Obra de ficção será baseada em momentos de desistência vividos pela jornalista, que chegou a sofrer dois burnouts
Após ganhar destaque como influenciadora de moda e beleza, Luanda Vieira, 35, vai lançar o primeiro livro. A obra de ficção, ainda sem título, deve abordar momentos de desistência como um ato de coragem — incluindo os episódios em que ela própria precisou mudar o rumo da sua trajetória.
“Como quando pedi demissão por esgotamento e decidi ser autônoma”, conta.
Ao trabalhar como editora de moda, a jornalista sofreu mais de um burnout. Superada essa fase, ela conquistou o posto de embaixadora da grife Chanel no Brasil.
“O momento da saída foi um divisor de águas. Eu estava em um cargo bacana, em uma revista mundialmente conhecida. Tive medo do julgamento e de não tentar o suficiente.”
Em 2021, quando ainda estava na revista feminina, Luanda viralizou ao publicar uma crítica à antropóloga Lilia Moritz Schwarcz, que havia feito uma análise negativa de um filme da cantora Beyoncé.
“Na época fez muito barulho, mas me arrependi de ter colocado o nome dela no título e talvez fizesse diferente hoje”, pondera. “Em um evento, citei uma crítica às pessoas brancas que querem contar a narrativa de pessoas negras. Lilia estava na plateia e nos cumprimentamos, mas nunca falamos sobre isso.”
Previsto para este ano, seu livro será publicado justamente pela Companhia das Letras, fundada por Lilia com o marido. “Não sei se eles sabem que eu sou eu. Talvez a junção do que faço hoje em dia com a minha coragem de falar tenha chamado a atenção (da editora).”
Publicado em VEJA São Paulo de 12 de abril de 2024, edição nº 2888