Imagem Blog

Terraço Paulistano

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre artistas, políticos, atletas, modelos, empresários e pessoas de outras áreas que são destaque na cidade. Por Humberto Abdo.
Continua após publicidade

Museu da Imaginação reabre em novo endereço com o dobro de tamanho

Espaço de dois andares na Lapa inaugura com treze atrações inéditas para crianças e adolescentes

Por Humberto Abdo
10 Maio 2024, 06h00
Mulher loira de cabelos arrepiados sorri encostando em bola prateada dentro de museu. Veste camiseta verde e calça branca.
Vanessa Lima, do Museu da Imaginação (Leo Martins/Veja SP)
Continua após publicidade

Com exposições inéditas para crianças e adolescentes, o Museu da Imaginação está mudando de endereço e de tamanho. Na mesma região da Lapa, mas agora com 7 000 metros quadrados distribuídos em dois andares, a nova sede abre as portas em 1º de junho com todas as treze atrações repaginadas.

“A ideia inicial era levar algumas do museu anterior, mas acabamos construindo tudo do zero”, conta em primeira mão à Vejinha a diretora-executiva Vanessa Lima.

Após dez meses de reformas e investimento de 32 milhões de reais, a instituição pretende ampliar o alcance de público com atividades pensadas para visitantes de até 18 anos — caso da ImaginEINSTEIN, que reúne experimentos científicos, e o gerador de Van de Graaff, equipamento usado pela física nuclear na construção de aceleradores de partículas e, em versões menores, para demonstrar a eletricidade, com efeitos como arrepiar os cabelos de quem o toca.

Piscina de quadrados coloridos de espuma, tudo nas cores amarelo, vermelho e azul
Áreas interativas no Museu da Imaginação, agora com o dobro de tamanho (Leo Martins/Veja SP)

Adultos também não ficarão de fora. Ainda neste ano, o museu planeja realizar visitas noturnas para pais e filhos, com direito ajantares e atividades até as 23h.

Continua após a publicidade

“Para as crianças, cinema e pipoca. Para os adultos, jantares com queijo e vinho”, adianta Vanessa. “Na harpa sem corda, por exemplo, os pequenos chegam tocando o instrumento, enquanto os pais ficam curiosos para entender como o mecanismo funciona.”

Criado em 2017 com o propósito de aguçar a criatividade, o museu abrange temas como ecologia, economia e arte. Na seção Formigas em Ação, os participantes são “encolhidos” sem querer por uma cientista e aproveitam o acidente para entrar em um megaformigueiro, onde acompanham o trabalho dos insetos.

Outras atrações permitem aprender sobre o funcionamento dos cinco sentidos (Dentro do Cérebro) ou interagir com obras de Piet Mondrian (1872-1944), em uma área imersiva dedicada ao pintor holandês.

Continua após a publicidade

Outra novidade será a Sala do Silêncio, ambiente calmo e acolhedor pensado para crianças do espectro autista.

“O antigo espaço ficou muito pequeno e não conseguíamos receber todo mundo. Agora temos capacidade para até 3 400 pessoas por dia”, explica a diretora. “E ainda vamos terminar mais dois andares até outubro, com salas de eventos e laboratórios de física e robótica.”

Rua Virgilio Wey, 100, Lapa, 2645-7590 e 94539-7638. Com acesso a cadeirantes. Terça a domingo, das 8h30 às 13h e das 14h às 18h30. R$ 65,00 a R$ 99,90. museudaimaginacao.com.br

Continua após a publicidade
Mercadinho de mentira com prateleiras e legumes em espaço de museu
Mercadinho no Museu da Imaginação (Leo Martins/Veja SP)

Publicado em VEJA São Paulo de 10 de maio de 2024, edição nº 2892

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.