Museu do Ipiranga inaugura Observatório da Obra neste sábado
Mirante para os trabalhos de ampliação e restauro terá entrada gratuita; previsão é que museu seja reaberto em 2022, ano do bicentenário da Independência
Fechado desde 2013, o Museu do Ipiranga vai inaugurar neste sábado (26) o Observatório da Obra, um mirante para os trabalhos de ampliação e restauro. O museu que conta a história da Independência do Brasil foi fechado para passar por uma grande reforma após descobrirem problemas em sua estrutura.
Na época em que foi fechado, há oito anos, o prédio de arquitetura neoclássica, inaugurado em 1892, apresentava rachaduras e umidade por trás da tinta plástica, que não deixa as paredes respirarem. As paredes internas, de tronco de palmeira juçara e argamassa, estavam se desmanchando. A previsão é a de que o museu seja reaberto em 2022, ano do bicentenário da Independência do Brasil.
O observatório tem dois andares e ocupa o mezanino do Parque Independência. No primeiro andar, coberto, televisores exibem os seis vídeos da série “Diário da Obra”, que mostram os avanços do projeto de recuperação do museu desde o início da reforma. Do mirante, os visitantes poderão ver toda a frente do canteiro de obras e as ações de ampliação e construção da nova entrada do Museu do Ipiranga.
A entrada para o Mirante deve ser feita exclusivamente pelo portão da Rua Xavier de Toledo. O espaço terá acesso gratuito e funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, exceto feriados. Para evitar aglomeração, é necessário agendar a visita.
+Assine a Vejinha a partir de 8,90.
- CidadesSob gestão privada, Parque Ibirapuera ganha melhorias e novos problemas
- CidadesPrédios altos ao longo de grandes avenidas e em áreas próximas a transporte mudam o horizonte, e revisão do Plano Diretor volta a discutir se eles vão para o miolo dos bairros
- CidadesMuseu do Ipiranga passa por obra milionária e dobra a capacidade do espaço