Imagem Blog

Terraço Paulistano

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre artistas, políticos, atletas, modelos, empresários e pessoas de outras áreas que são destaque na cidade. Por Humberto Abdo.

Repórter conduz série sobre bastidores da vacina no Brasil e no mundo

Com cenas na Índia e na Rússia, jornalista Álvaro Pereira Júnior apresenta A Corrida das Vacinas, que estreia na Globoplay em cinco capítulos

Por Humberto Abdo
8 abr 2021, 12h46
Repórter Álvaro Pereira segura celular no ouvido direito e usa máscara branca. Ao fundo, espaço do Instituto Butantan.
O repórter Álvaro Pereira Jr. em coletiva no Instituto Butantan: cena fará parte da nova série documental A Corrida das Vacinas, da Globoplay. (Globo/Divulgação)
Continua após publicidade

Dividida em cinco episódios, estreia hoje (8) na Globoplay a nova série documental A Corrida das Vacinas. Com apresentação de Álvaro Pereira Jr., a produção retrata as negociações para o desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19 no Brasil e no mundo, relatos de voluntários brasileiros que tomam vacinas experimentais e casos de pessoas que continuam confinadas em casa.

“Reunimos histórias humanas arrebatadoras, como a da jovem enfermeira voluntária da Coronavac, cuja vida acompanhamos desde outubro do ano passado”, conta o repórter. “Acompanhamos também a senhorinha de 95 anos da Vila Madalena, que mora sozinha na pandemia, e um morador do Capão Redondo de 75 anos, que é do grupo de risco.”

+Assine a Vejinha a partir de 6,90

Produzidos desde setembro do ano passado, os capítulos incluem as viagens da equipe à Índia e à Rússia. “Na Índia, chamou minha atenção estar em Nova Deli com o cenário controlado e brasileiros até me dando dicas de restaurante… Eu não entrava em um restaurante há mais de um ano”, admira-se.

Com as constantes mudanças nas regras de voo, Álvaro e sua equipe tiveram que passar pelo menos 24h no aeroporto de Catar antes de pousar no país e chegaram a dormir em pequenos hotéis-cápsula. No local, um dos personagens escolhidos foi o jovem auxiliar de contabilidade que perdeu toda a clientela e vive em um cortiço na periferia de Nova Deli. “Hoje eles voltaram a ter picos de casos de Covid, mas foi estranho sair do Brasil e me sentir mais seguro em uma nação superpopulosa como essa.”

+Assine a Vejinha a partir de 6,90

Na Rússia, além de enfrentar o frio e a neve de Moscou, o repórter entrevistou uma família russa que vivia em um dos típicos apartamentos soviéticos – durante a visita, a mulher havia tomado a a vacina e o marido ainda não. “Por lá, a sensação era de estar sendo controlado o tempo inteiro: aconteceram situações em que entrevistamos cientistas russos que discordam da rapidez com que as coisas aconteceram [em relação à vacina Sputnik V], acham os números do país estranhos… Bastou entrevistarmos essas pessoas para que as entrevistas com autoridades russas fossem desmarcadas. Pode ser coincidência, mas difícil não fazer essa relação.”

Continua após a publicidade
Repórter Álvaro Pereira Jr. aparece com máscara branca e camisa azul em frente a silhueta de Gustavo Mendes, gerente-geral de medicamentos da Anvisa.
Repórter Álvaro Pereira Jr. entrevista Gustavo Mendes, gerente-geral de medicamentos da Anvisa, para nova série A Corrida das Vacinas. (Globo/Divulgação)

Inspirada no estilo do cinema documental, a série mistura os embates políticos nacionais com a busca pela vacina ao redor do planeta. “A linha narrativa é bastante horizontal, sempre com foco no Brasil. E, no último capítulo, nos voltamos para o futuro das vacinas e como estamos preparados para futuras pandemias.”

+Assine a Vejinha a partir de 6,90

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.