Além de Footloose, conheça dez filmes que completaram trinta anos
Quando fui escrever a respeito de Footloose, que voltou na sessão dos clássicos da Cinemark, percebi que o filme era de 1984. Uau! A história do rapaz (Kevin Bacon), que agita uma pequena cidade e quebra preconceitos porque gosta (e sabe) dançar, completou trinta anos (!). Fui atrás para saber quais outros filmes também estão […]
Quando fui escrever a respeito de Footloose, que voltou na sessão dos clássicos da Cinemark, percebi que o filme era de 1984. Uau! A história do rapaz (Kevin Bacon), que agita uma pequena cidade e quebra preconceitos porque gosta (e sabe) dançar, completou trinta anos (!). Fui atrás para saber quais outros filmes também estão completando três décadas. A lista ficou enorme porque teve muita coisa boa.
+ Ação e emoção no trailer de Velozes & Furiosos 7. Assista!
Tive de reduzir e escolher apenas dez. São estes que você vê abaixo. Já aviso: não são todos que estão entre meus preferidos. Selecionei alguns prediletos e outros que, de alguma maneira, tornaram-se cult. Palpite você também!
Quer ter informações diárias sobre cinema? Venha conhecer e curtir minha página no Facebook.
Gremlins – Não molhar, não expor ao sol e não alimentar depois da meia-noite. Quem não se lembra das três regras para o fofo bichinho Gizmo não se transformar nos anáquicos gremlins?
Era uma Vez na América – Vi e já revi com muito prazer o último filme do grande diretor italiano Sergio Leone (1929-1989), um épico magistral estrelado por Robert De Niro.
A Hora do Pesadelo – Johnny Depp era um mero coadjuvante e Freddy Krueger começava a entrar para os lendários criminosos do cinema.
O Exterminador do Futuro – Arnold Schwarzenegger já tinha sido Conan, mas despontou mais como o “terminator” vilão.
Gosto de Sangue – Barton Fink, Fargo, O Homem que Não Estava Lá, Onde os Fracos Não Têm Vez, Bravura Indômita… antes destes, teve a estreia dos irmãos Ethan e Joel Coen num impagável suspense de humor negro.
Os Caça-Fantasmas – Comédia e sobrenatural com um afiado elenco de comediantes.
Amadeus – Foi o grande vencedor do Oscar no ano seguinte, arrebatando oito estatuetas, incluindo melhor filme e direção (Milos Forman). Até hoje, é um belo espetáculo musical que narra a vida de Mozart e seu rival, Salieri.
Karatê Kid – Nunca fui muito fã do filme, mas reconheço o sucesso do personagem Miyagi (Pat Morita) e na fama que o protagonista, Ralph Macchio, ganhou.
Dublê de Corpo – Brian De Palma emulando Hitchcock num suspense emblemático e com uma estonteante Melanie Grifith, quase em início de carreira.
Splash, uma Sereia em Minha Vida – Tom Hanks era um rapaz de 28 anos e nem sonhava em ganhar (dois) Oscars. Daryl Hannah, pós-Blade Runner, era, realmente, uma sereia, muito antes de “plastificar” o rosto.