Diva Lauren Bacall volta ao cinema em filme lançado direto em DVD
Inédito nos cinemas, O Falsificador foi lançado diretamente em Blu-ray e DVD pela California Filmes. Fiquei interessado em assisti-lo por dois motivos: Josh Hutcherson e Lauren Bacall. Se você não ligou o nome à pessoa, Hutcherson era aquele adorável garotinho de filmes gracinhas, como ABC do Amor, Zathura e Ponte para Terabítia. Pois bem. O […]
Inédito nos cinemas, O Falsificador foi lançado diretamente em Blu-ray e DVD pela California Filmes. Fiquei interessado em assisti-lo por dois motivos: Josh Hutcherson e Lauren Bacall. Se você não ligou o nome à pessoa, Hutcherson era aquele adorável garotinho de filmes gracinhas, como ABC do Amor, Zathura e Ponte para Terabítia. Pois bem. O talentoso menino cresceu e hoje está com 20 anos (foto abaixo). Com cara de homenzinho, fez um papel importante em Minha Mães e Meu Pai e, sortudo, entrou na cinessérie Jogos Vorazes. Ele é o protagonista de O Falsificador e vive um adolescente de 15 anos que, abandonado pela mãe e com um talento nato para as artes, é acolhido por um galerista que falsifica quadros.
O filme não sabe bem para onde vai e Hutcherson mostra-se limitado como intérprete. Passamos, então, ao segundo (e melhor) tópico do post: Lauren Bacall. Diva absoluta nas décadas de 40 e 50, Lauren (na foto abaixo) brilhou em filmes como À Beira do Abismo (1946), Paixões em Fúria (1948) e Como Agarrar um Milionário (1953), entre outros. Foi casada com outro mito de Hollywood, Humphrey (Casablanca) Bogart, com quem teve dois filhos. Ganhou um Oscar honorário em 2009 e concorreu à estatueta uma única vez: melhor atriz coadjuvante por O Espelho Tem Duas Faces (1996).
Assim como o tema central do sensacional Crepúsculo dos Deuses (1950), Lauren foi sendo esquecida para grandes papéis conforme foi envelhecendo. Quem deu novo fôlego à carreira dela foi Lars von Trier, que a escalou para Dogville (2003) e Manderlay (2005). Gosto de atrizes do passado que, ao contrário de Shirley Temple e Doris Day, ainda fazem cinema mesmo com o rosto coberto de rugas. Lauren tem 88 anos e, em O Falsificador (na foto abaixo), faz uma misteriosa senhora conhecida por sua paixão pelas pinturas. Não é um papel à altura da estrela. Mas só de vê-la enxuta, altiva e sem estar plastificada, dá vontade de aplaudir.