Repertório do artista Jota.pê inspira musical ‘Quem é Juão’
Conheça o projeto liderado por Vivi Moraes, Audi Arruda e Larissa Castilho, e que conta com nomes como Lucas Bocalon, Thales César e Diego Martins no elenco

As composições de Jota.pê, artista de Osasco que conquistou três estatuetas do Grammy Latino em 2024, inspiram um musical inédito que está em desenvolvimento: Quem é Juão.
O projeto, que tem dramaturgia de Vivi Moraes e produção assinada em parceria com Audi Arruda e Larissa Castilho, leva o nome de uma das faixas do disco mais recente do cantor e compositor, o premiado Se o Meu Peito Fosse o Mundo (2024).
A letra conta a história de um compositor que escreve uma canção para sua amada — mas não dá muito certo. “Ele se esforça para manter a rima e causar na moça aquele arrepio/Falou dos olhos, do brilho da Lua para impressionar e elevar seu brio/A moça chama um rapaz ao lado para ouvir com ela o som do João/João fica de trilha sonora enquanto os dois na frente tão de pegação”, dizem os versos.

A ideia da dramaturgia nasceu há pelo menos sete anos. “É uma história que começou na minha cabeça quando eu era adolescente, mas nunca foi formada em palavras até eu conhecer o Jota. Conheci ele em 2017, comecei a ouvir as músicas e elas viraram inspiração para o embrião de uma narrativa que já existia em mim. Comecei a escrever em 2019”, explica Vivi.
“Conheço a Vivi há muito tempo, e há alguns anos ela me mandou uma mensagem e dizendo: ‘Queria escrever uma peça e usar músicas suas, posso?’. Eu falei, claro, que honra. Ela foi levando isso para frente e se animou para fazer acontecer esse musical, que não é biográfico, ela usa as minhas músicas, mas não fala sobre mim. Fala de sonho, sobre arte. Assisti a última leitura do musical, já com novos atores, e foi muito bonito e especial de ver”, disse Jota.
O musical está entrando na fase de captação de recursos, e já tem um elenco montado, com nomes como Lucas Bocalon, Thales César, Diego Martins, Marcelo Klabin, Hypólyto, Yazi e Luan Carvalho.
Em 2024, foram realizadas leituras já com trabalho artístico, como pílulas da montagem. “A proposta é revolucionar um pouco a cena, não no sentido de inventar a roda, mas no sentido de fazer com que a roda deslize melhor. Trazer o público da nossa idade e homenagear uma pessoa contemporânea. É um musical que se desenvolve no gerúndio, ele está acontecendo”, comenta Audi.
Outras músicas lançadas por Jota também estão no repertório, como Ouro Marrom, que venceu o venceu o Grammy Latino 2024 de Melhor Canção em Língua Portuguesa.
“A gente valoriza muito o que vem lá de fora, e aqui no Brasil temos pessoas com muita sensibilidade musical e teatral. A gente quer trazer isso, investir nos atores e nas histórias que temos aqui”, diz Larissa Castilho.
Todo o processo de desenvolvimento do espetáculo pode ser acompanhado no Instagram (@quemejuaomusical) na peça.